28.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Empresa de Famalicão criou um biomaterial inovador que usa caroços de azeitonas do Alentejo para criar plástico 100% biológico

Empresa de Famalicão, Plastifa, especializada em injeção de plástico, criou um biomaterial inovador produzido a partir de caroços de azeitona e termoplástico.

É um Produto 100% biológico, que vai ser aplicado em produtos de consumo, substituindo assim o uso de polímero, material derivado do petróleo utilizado no composto do plástico.

Esta inovação dá “resposta a uma preocupação crescente com a sustentabilidade”.

Manuel Carvalho, administrador da Plastifa, diz que o processo foi feito juntamente com um parceiro “que faz a recolha do produto, de oliveiras do Alentejo, e que através da extrusão nos deixa o componente do caroço de azeitona para que o possamos misturar com polipropileno, garantindo caraterísticas de fiabilidade e qualidade que um produto desta natureza exige”.

A empresa inaugurou no ano de 2018 uma nova unidade de produção em Requião, um espaço que pretende alargar nos próximos dois anos para acompanhar o crescimento expectável da empresa, que atualmente conta com um volume de negócios próximo dos 7,5 milhões de euros.

 

Leia a notícia completa em OMinho

Populares