5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Entrevista: (IEFP) determinado a enfrentar o desafio da escassez de recursos humanos no turismo.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, juntamente com a Bolsa de Empregabilidade, apresentou hoje (Terça feira) a “Feira de Emprego e Turismo do Alentejo”, agendada para 20 de fevereiro de 2024 em Évora.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com um do parceiro deste projeto Arnaldo Frade delgado do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está determinado a enfrentar o desafio da escassez de recursos humanos no setor do turismo no Alentejo. A falta de mão-de-obra tem sido uma preocupação crescente para as empresas, e o IEFP está comprometido em arranjar soluções.

Durante a apresentação da Feira de Emprego e Turismo do Alentejo, o Dr. Arnaldo Frade, Delgado do IEFP partilhou com os jornalistas a sua visão sobre este desafio e as ações a tomar. Enfatizou que o público-alvo desta bolsa de empregabilidade são tanto as pessoas desempregadas quanto para aquelas, que querem mudar de carreira para ingressar no setor do turismo.

O IEFP já oferece programas de formação gratuitos e apoia a qualificação de pessoas, incluindo na obtenção de diplomas até o 12º ano, certifica profissionais, e reconhece as habilidades das pessoas, mesmo que não tenham um diploma.

O Delgado Regional enfatizou a flexibilidade do IEFP em se adaptar às necessidades dos trabalhadores e das empresas. Quando uma pessoa recém-empregada precisa de formação adicional, o IEFP pode direcioná-la para cursos relevantes. Da mesma forma, se uma empresa necessita de trabalhadores com formação específicas, o IEFP pode organizar a formação para atender às necessidades da empresa.

“(…) Este projeto visa ser um complemento ao trabalho diário do IEFP, conectando aqueles que procuram emprego com as empresas que precisam de trabalhadores. A Feira de Emprego e Turismo do Alentejo será uma oportunidade para esta ligação acontecer de forma direta e eficiente.”

Mencionou ainda que existem desafios específicos no setor do turismo que precisam ser melhorados incluindo horários irregulares, falta de transporte eficaz e remuneração que pode não ser atrativa o suficiente para alguns. Garantiu que o IEFP está comprometido em melhorar e resolver estas situações.

O IEFP está focado em melhorar a qualificação das pessoas e facilitar o encontro entre a oferta e a procura de emprego, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento da região.

Populares