8.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Escola de Coesão”: CCDR Alentejo assina acordos colaborativos com Municípios, Comunidades Intermunicipais e Escolas da região

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), assinou recentemente, com diversas entidades, entre as quais Municípios, Comunidades Intermunicipais e Agrupamentos de Escolas da Região, dois acordos colaborativo no âmbito do Projeto “Escola da Coesão”.

O projeto insere-se na Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030, com o objetivo de promover o reforço da ação coletiva regional. A Escola de Coesão é uma uma iniciativa com potencial agregador e de desafio para os agentes do território, relacionada com capacitação, das pessoas, das instituições e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo. O objetivo principal é de dar a conhecer o impacto da politica europeia assente na boa governação, considerada fundamental na definição das políticas públicas.

Para além da CCDR Alentejo, assinaram estes acordos, os Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, de Nisa, Escolas 2 de Beja, de Redondo, de Vendas Novas, bem como a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo (CIMAA), do Alentejo Central (CIMAC), e do Baixo Alentejo (CIMBAL), o Instituto Politécnico de Portalegre , responsável pelo Centro Europe Direct do Alto Alentejo, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), responsável pelo Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral Associação de Defesa do Património de Mértola, responsável pelo CentroEurope Direct do Baixo Alentejo e as câmaras municipais de Beja, Montemor- o-Novo, Redondo e Vendas Novas.

Na cerimónia esteve presente o Vice- Presidente substituto legal do Presidente do Conselho Diretivo da CCDRA, I.P. Aníbal Reis Costa bem como a Vice Presidente da CCDRA,I.P. Carmen Carvalheira, tendo na sua intervenção, Aníbal Costa referido que “A CCDR Alentejo, I.P. está empenhada na capacitação e envolvimento dos jovens como forma de se contribuir para a Política da Coesão dando a conhecer o impacto da política europeia na região”, adiantando que “Urge preparar cidadãos europeus ativos através do conhecimento e participação dos jovens as políticas de coesão”.

A concretização da ação da Escola de Coesão será feita através de uma vasta rede de parceiros regionais, nacionais e internacionais o que lhe permite atuar de forma abrangente em vários eixos: O “ASOC – At School on Open Cohesion”, “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo mais”, um “Ciclo de Conferências Ligar Erasmus e Politica de Coesão – Ligar Jovens Alentejanos à Europa+ e uma Conferência anual que liga Política de Coesão com ERASMUS+ e o quarto é “Summer School”.

O primeiro acordo colaborativo assinado, referente ao eixo, “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo +” pretende dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso. Já o segundo acordo foca-se no eixo. ASOC – At School on Open Cohesion e pretende através de uma parceria que fomente o trabalho em rede, com o objetivo de promover o conhecimento da política de coesão e o impacto da politica da União Europeia (UE) no Alentejo.

Foto: CCDR Alentejo

Populares