23.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ESS-IPPortalegre e ULSNA acolhem o 3º workshop do Centro Académico Clínico do Alentejo!

Mais de meia centena de pessoas participaram, no passado dia 17 de março, no 3º workshop C – TRAIL (Centro Académico Clínico do Alentejo), que decorreu no auditório Dr. Francisco Tomatas, no Campus Politécnico de Portalegre.

A sessão de boas-vindas ficou a cargo do Professor Doutor Fernando Rebola, vice-presidente do Politécnico de Portalegre e do Professor Doutor Raúl Cordeiro, em representação do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

Seguiu-se a apresentação deste Centro, por parte do seu presidente, Professor Doutor Lino Patrício.

A importância da investigação em saúde em territórios do interior foi o tema debatido pela Professora Doutora Helena Reis do Arco, diretora da Escola Superior de Saúde (ESS) e pela Doutora Vera Escoto, diretora clínica da ULSNA.

Os “caminhos” para o financiamento de projetos a nível regional, foi outro dos temas em destaque nesta iniciativa, que teve como principal orador o 1º secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Carlos Nogueiro, em representação do presidente, Engenheiro Hugo Hilário.

O Centro Académico Clínico do Alentejo (C-Trail) é um consórcio estabelecido entre as Instituições de Ensino Superior e de Saúde do Alentejo e as Instituições de Saúde e tem como missão promover a investigação e inovação clínicas no Alentejo, facilitando a cooperação institucional a nível regional, nacional e internacional.

O desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação nas áreas das ciências biomédicas, médicas, engenharia biomédica, saúde pública, políticas de saúde, economia, gestão, ciências e tecnologias da saúde, robótica e enfermagem envolvendo os profissionais hospitalares e dos cuidados de saúde primários, continuados integrados e paliativos é um dos objetivos do C-TRAIL, tal como, entre outros “o desenvolvimento de projetos colaborativos de investigação com reforço da cooperação nacional e internacional, desenvolvendo ao máximo as oportunidades oferecidas pela participação dos seus membros em redes de investigação nacionais e internacionais e em redes de saúde locais focadas na promoção da qualidade de vida”.

Em suma, o Centro Académico Clínico do Alentejo (C-TRAIL) é um projeto que vai empenhar médicos e outros profissionais de saúde, professores, investigadores e estudantes, no objetivo comum de desenvolver a ciência e prestar melhores cuidados de saúde às populações da região Alentejo.

Populares