25.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Esta visita à UNITATE pretende conhecer o que se faz, os desafios e construir esta proximidade em Vila Viçosa” diz Vice-Reitor Prof. Doutor Hanenberg da Univ. Católica(c/som)

 

Uma delegação da Universidade Católica Portuguesa, liderada pelo vice-reitor Prof. Doutor Hanenberg e integrada por um conjunto de investigadores do Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral desta Universidade, deslocaram-se hoje ao Alentejo com o intuito de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela UNITATE, tanto ao nível da capacitação do Setor Social e Solidário como no âmbito dapostas sociais implementadas e projetadas.

A visita começou com uma receção na Câmara Municipal de Vila Viçosa, seguindo-se depois uma visita cultural pela cidade e à sede da UNITATE.

Da parte da tarde, a comitiva da UNITATE e da Universidade Católica Portuguesa irá visitar a Unidade de Ação Social da Vendinha.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o Prof. Doutor Hanenberg que nos explicou qual o projeto que está a ser desenvolvido pela Universidade Católica. Segundo nos referiu “este programa que estamos a desenvolver sobre o desenvolvimento humano integral procura ir ao encontro das tarefas concretas e da realidade em concreto, saindo da academia e contactando com a vida real.”

O Prof. Doutor Hanenberg adiantou igualmente que “os doutorandos da Universidade Católica têm projetos em vários âmbitos mas são sempre projetos que procuram a proximidade com as pessoas e com os desafios que o País enfrenta” .

Questionado sobre as mais valias que este projeto pode trazer para a Unidade Social que hoje vai ser visitada, Unidade de Ação Social da Vendinha., o responsável pelo projeto refere “trata-se de conetar a Unidade com outras Instituições permitindo outras proximidades assim como desenvolver os conceitos subjacentes e as práticas que destes conceitos advém.”

Esta saída para a vida real, esta proximidade com os problemas que existem, é central para o desenvolvimento do país ,da academia, uma academia que não está suficientemente atenta aos desafios da sociedade envolvente porque também não é o seu papel , uma vez que as Universidades devem sim contribuir para o desenvolvimento da sociedade.”

Quanto às expetativas para esta visita da Vendinha, o professor Doutor Hanenberg refere “queremos conhecer mais de perto o que esta Unidade está a fazer, os seus desafios e saber como se pode construir esta proximidade em Vila Viçosa”

Populares