11.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Estamos muito confiantes que vai ser uma relação profícua e que trará desenvolvimento às duas localidades”, diz autarca de Vila Viçosa (c/som e fotos)

No passado domingo, dia 10 de março, decorreu a Cerimónia de Geminação entre o Município de Vila Viçosa e o de Ayuntamiento de Coria del Río, nos Salão Nobre dos Paços do Concelho calipolense.

A Campanário esteve presente na cerimónia e falou com Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa que demonstrou confiança “que vai ser uma relação profícua e que trará desenvolvimento às duas localidades”.

“Estamos muito confiantes que vai ser uma relação profícua e que trará desenvolvimento às duas localidades”
Manuel Condenado

O autarca explica que Corya del Rio e Vila Viçosa têm história em comum, tendo sido visitadas “pelas primeiras embaixadas nipónicas que visitaram a Europa” no final do século XVI e início do século XVII. Estas “deixaram marca na cultura, na história, na língua” das localidades, com impactos até à atualidade.

Manuel Condenado aponta que esta geminação poderá ser o início do alargamento das relações de cooperação com os municípios com os quais Vila Viçosa “está geminada […] e para uma cooperação bilateral mais alargada”.

Considerando os “momentos de algum tumulto a nível mundial” que ultrapassamos, este “é um pequeno exemplo de que de facto os povos se devem aproximar através da cultura, da amizade, da cooperação”, num “intercâmbio cultural, económico, turístico, social, aos mais variados níveis”.

Modesto González Márquez, alcaide de Coria del Río, afirma a esta estação emissora que as relações de amizade e os laços de solidariedade e tolerância estabelecidos com esta geminação, “poderão levar a muitas outras coisas”.

“As relações humanas são a base mais importante de qualquer edificação que construam”
Modesto González Márquez

Questionado sobre áreas comuns aos dois territórios que poderão ser exploradas, exemplifica com a agricultura, o turismo, permitindo “cooperar e favorecer-nos mutuamente”, assim como aceder a Fundos Europeus com projetos comuns.

Procurando “o encontro de questões comuns entre os municípios”, o alcaide defende a importância de contrariar as desavenças que existem atualmente entre povos por todo o mundo.

Ao longo do dia decorreram vários momentos, desde a inauguração de uma exposição e uma conferência no Cineteatro Florbela Espanca, e um momento de animação musical, que culminou com um intercâmbio gastronómico no Alentejo Marmòris Hotel & Spa.

{gallery}VV_geminacao_coria_del_rio{/gallery}

Populares