10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Este torneio de Boccia promove a inclusão; todos têm direito a conviver e a serem felizes” diz Carlos Bacalhau (c/som)

A Santa Casa da Misericórdia de Borba promove esta manhã um torneio de Boccia.

A manhã na Aldeia Social começou com a atuação da Tuna da universidade Sénior da Misericórdia de Borba, numa atividade que promete animar a Aldeia Social nesta sexta-feira.

O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destacamos o bowling e a petanca.

Foi introduzido em Portugal em 1983, e as vertentes do jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Carlos Bacalhau, da Misericórdia de Borba, que a propósito desta atividade começou por nos referir “esta foi uma ideia que surgiu no ano passado, de desenvolver esta modalidade na região, porque consideramos que é uma modalidade que os Idosos podem realizar e onde podem competir.”

Carlos Bacalhau referiu ainda “o torneio que realizámos o ano passado correu muito bem e por isso decidimos repetir este ano , e quisemos alargar o leque por isso convidámos o Centro Luis da Silva e a CerciEstremoz assim como as Misericórdias aqui mais de perto , Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Reguengos de Monsaraz, que aceitaram logo o convite.”

“Esta iniciativa tem tudo para correr bem porque temos muitos idosos e muito boa disposição” assegurou ainda Carlos Bacalhau.

O responsável garante que “a Misericórdia de Borba está sempre de braços abertos para receber estes eventos” sublinhando ainda “para além da prática desportiva queremos também promover a inclusão pois quando fazemos este tipo de iniciativas temos que pensar em toda a gente pois todos têm direito a ser feliz e conviver.”

Carlos Bacalhau destacou o papel importante do Prof. Francisco Chouriço nesta iniciativa ressalvando “é uma pessoa que tem feito muito para dinamizar este torneio de Boccia e a ideia é manter este torneio.”
“Este torneio de Boccia na Aldeia Social de Borba tem pernas para andar por muitos e bons anos” concluiu.

Populares