22 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estradas da planície voltam a receber a Alentejana

Ao falarmos da Volta ao Alentejo recordamos que o ciclismo se encontra ligado à região desde o inicio do século passado. Através dos apontamentos que fazem parte da história, ficamos a saber que no Distrito de Évora, foi fundado em 1902 o Clube Velocipedista Eborense. No Distrito de Beja, surge a vila de Cuba que entre 1904 e 1909 organizou várias competições e dispunha de uma pista, situada no Rossio de S. Brás. No distrito de Portalegre, existem documentos referentes à realização de uma prova de resistência em 1921, organizada pelo Portalegre Tiro e Sport. No Alentejo Litoral, encontra-se Sines que em 1904 recebeu uma corrida que teve a presença de ciclistas da Vidigueira.

Anualmente realizava-se em Évora o Circuito da Muralhas, organizado por Manuel Francisco, mais conhecido por “Manuel da Gaita”, antigo ciclista do Juventude Sport Clube, apaixonado pela modalidade que possuía uma oficina de reparação e venda de bicicletas em Évora. Para organizar a corrida, andava pelos estabelecimentos da cidade a solicitar donativos, o dinheiro oferecido era colocado num talego tradicional feito de pano, a que juntava a colaboração da câmara e das juntas de freguesia da cidade. Manuel da Gaita sonhava realizar uma corrida por etapas para a qual tinha duas alternativas; Volta ao Distrito de Évora ou Volta ao Alentejo. Nas conversações mantidas com o vereador do desporto da Câmara Municipal de Évora, Joaquim Mendes, a ideia avançou para a segunda hipótese que tinha como objetivo desenvolver a modalidade e promover o Alentejo em todas as suas vertentes. Em novembro de 1982 foi criada uma comissão composta por Joaquim Mendes e António Gavela, vereadores da Câmara Municipal de Évora, Manuel da Gaita, Manuel Couto, Armando Lacerda, Manuel das Lãs e António Adegas, a que se juntou mais tarde Aníbal Oliveira para coordenar a logística e manter contactos com a Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo do Sul. As conversações estabelecidos com as câmaras municipais e empresas do Alentejo para patrocínios, resultaram em pleno e em meados de março estava definida a 1.ª Volta ao Alentejo. Nessa altura foi convidado para integrar a comissão Fernando Emílio, com a responsabilidade de contactar os órgãos de comunicação social e as equipas, dada a sua experiência na área, por ser jornalista/radialista na Rádio Comercial.

A  1.ª etapa realizada no dia 29 de junho de 1983 (dia da cidade) foi o tradicional circuito das Muralhas com 28 km que teve como vencedor, Joaquim Carvalho (Lousa), com Paulo Ferreira (Lousa) que ao ganhar no ultimo dia o contrarrelógio Montemor – Évora sagrou-se vencedor da classificação geral. O corte de trânsito na estrada nacional 114, gerou um enorme problema, porque para viajar entre Montemor e Évora e vice versa, a alternativa obrigava a passar  por Arraiolos e percorrer mais 15 km que o normal.

 

Foto: A Bola

Leia a notícia completa em: A Bola

Populares