As Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal de Estremoz assinalaram, esta terça-feira (27 de outubro), o Dia internacional das Bibliotecas Escolares com um Desfile Literário sob o tema “Ler é fixe” que decorreu no, Claustro da Câmara Municipal, onde estiveram reunidas dezenas de pessoas para assistir ao evento.
Na 2ª edição do Desfile Literário participaram cerca de 60 alunos e professores do 1º ao 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Estremoz (Escola da Mata, Escola do Caldeiro, Escola Sebastião da Gama) e a Escola Secundária Rainha Santa Isabel. Uma tarde em que foram lidos textos de livros como “A Pequena Sereia”, “O Ali Baba e os quarenta ladrões”, “Alex ponto com” e onde desfilaram discentes e docentes caraterizados a rigor consoante as personagens que interpretavam.
Em declarações à Rádio Campanário, o vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Francisco Ramos, relembra que “para manter de pé, hoje em dia, uma biblioteca é preciso um esforço financeiro extremamente grande e quando assim é, penso que temos que divulgar aquilo que de bom se faz”. Por outro lado realça que “o livro faz parte da nossa memória e da nossa história e não deve ficar esquecido, penso que as bibliotecas tem um papel fundamental a desempenhar nessa matéria e também sensibilizar os pais para que as crianças ganhem habitos de leitura, aprendam a ter habito de escrita e a ter habitos de transmissão”.
Francisco Ramos defende que “nos ultimos tempos, a comunicação em portugal tem sido muito mal tratada ha necessidade de incutir nas gerações vindouras a importância do livro e da leitura neste processo.”
A professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas, Isabel Moureira, esclarece que relativamente à indumentária do desfile foi criada pelos professoros e outras são máscaras que os alunos trouxeram de casa.
Isabel Moreira assegura que “este ano mesmo notou-se maior adesão por parte dos alunos, mesmo os que não participaram estiveram presentes para ver os colegas, é decerto uma iniciativa para continuar de forma a incentivar a leitura”. Adianta ainda que “tenho notado que os alunos têm mais vontade de ler, principalmente, os do 1º Ciclo sendo que os mais resilientes têm sido os alunos do 3º Ciclo.”
Esta iniciativa está inserida no Mês Internacional da Biblioteca Escolar e pretende promover e dinamizar o contato com o livro .