23.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz homenageou Valerie Clarke com um Raid Hípico que contou com a participação de cerca de 52 cavaleiros (c/som e fotos)

A Câmara Municipal de Estremoz promoveu, no passado sábado, 2 de abril, um Raid Hípico no qual homenageou Valerie Clarke. O evento equestre que decorreu na Adega Monte Seis Reis, contou com a participação de cerca de 52 cavaleiros que se destacaram nas modalidades de Veteranos e Crianças, nas provas  CEP 40, CEP 80 e CEN1.

A cavaleira de nacionalidade inglesa, Valerie Cecil Mary Clarke, que ficou internacionalmente reconhecida pelo profissionalismo,rigor e empenho que devotado ao desporto equestre, nasceu em 1938, em Guilford.Aos 35 anos trocou Inglaterra por Portugal tendo –se instalado na freguesia de São Bento do Cortiço, onde posteriormente terá fundado a sua coudelaria que inicialmente dispunha de  duas éguas de Puro Sangue Inglês.Conciliou as atividades de criação e desbate de cavalos com o ensino de quase todas as disciplinas equestres a crianças e adulos, tendo sido ainda uma presença assídua nos mais importantes certames desta modalidade, onde terá colaborado como Juíz, Delegada Técnica e Diretora de Campo. A responsável pela projeção deste concelho estremocense a nível equino, faleceu a 3 de fevereiro de 2013.

A Rádio Campanário acompanhou o evento e esteve à conversa com o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, que se revelou satisfeito com a adesão dos participantes afirmando que “ a prova que classificou atletas e cavalos para as competições nacionais decorreu com cerca de 52 participantes, foi uma competição não só de apuramento mas também de homenagem a uma das maiores dinamizadoras deste desporto no nosso concelho”.

O autarca adianta-nos ainda que “ tivemos participantes de outras partes do país que não conheciam Estremoz, portanto, é mais uma das muitas iniciativas bem sucedidas que temos vindo a promover quer na área cultural quer na área desportiva”.

Na cerimónia de encerramento desta competição os membros da Comissão de Honra constituída pelo edil estremocense,pelo presidente da Federação Equestre Portuguesa, Luís Moura, pelo comandante do Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, tenente coronel Nuno Duarte, e pelo proprietário da Adega Monte dos Seis Reis, Helder de Almeida, procederam à entrega dos diplomas de participação e dos prémios.

De seguida pode consultar os vencedores desta competição endurance :

CEP 80 km

1º David João Marcão Veiga Serrano Romão;

2º Pedro Henrique Nunes Cabaço;

3º Maria Ana Leitão Sousa Prazeres.

CEN 80 Km

1º Jaime Manuel Caicheirinha Magarreiro;

2º Luís Diogo Mexia Almeida Quadrado Filipe;

3º Paulo José Condeixa de Araújo Branc.

CEP 40 Km

1º José Luís Balsinha Silva;

2º Filipe Alexandre Guibarra José;

3º Nuno Alexandre Conceição Olivera

Populares