15.4 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: Património megalítico do concelho em exposição

A Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz, acolhe entre os dias 21 de fevereiro e 15 de maio, uma exposição sobre o património megalítico no concelho de Estremoz.

O Megalitismo, no concelho de Estremoz, surge no contexto do chamado Neolítico Médio com sepulturas proto megalíticas, pequenas sepulturas sem corredor ou com corredor pequeno. A grande maioria das antas do concelho pertence já ao Neolítico Final e Calcolítico, indicam uma estrutura de enterramento, construída com grandes lajes e blocos de pedra (esteios), cobertos por uma estrutura de terra e pedras, de configuração arredondada, designada por mamoa.

Os monumentos, 38 inventariados, distribuem-se por quase todo o concelho, destacam-se, no entanto, os dois núcleos mais importantes, situados na Freguesia de Glória (zona da antiga freguesia do Canal – zona norte da Serra d’Ossa) e na União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão.

Existem ainda outros exemplos noutras freguesias, como é o caso das antas denominadas de Alfaiates 1 (Evoramonte) e Nossa Senhora da Conceição dos Olivais (União das Freguesias de Estremoz) e outras identificadas na União de Freguesias do Ameixial.

Associada à exposição haverá uma visita guiada e ações educativas sobre o património megalítico.

Para mais informações os interessados poderão contactar o telefone 268339219 ou o email:animacao.museu@cm-estremoz.pt).

Populares