3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: Repousar num refúgio alentejano, nas Casas de Santa Rita

DR

Um refúgio no Alentejo, na vila histórica de Evora Monte, com uma refrescante piscina, rodeada de olivais e arbustos de góji e um singular castelo no alto da colina a marcar a paisagem.

É provável que seja a Jasmim, uma cadela galgo de olhar meigo a receber quem chega. Ela é praticamente inseparável de Miguel Conim, o proprietário das Casas de Santa Rita, um turismo rural instalado entre oliveiras e arbustos de góji em Evoramonte, a meio caminho entre Estremoz e Évora.

Depois de vários anos a trabalhar numa empresa de telecomunicações, Miguel virou-se para o Alentejo e para a propriedade familiar transformando a pequena casa tradicional num alojamento turístico. A experiência foi tão gratificante que “deixei a vida de Lisboa e dediquei-me ao projeto”. E assim à tradicional casa alentejana, com três quartos, juntou-se uma nova construção de linhas mais modernas, a que um extenso alpendre dá o toque alentejano. Esta casa tem cinco suítes, uma das quais familiar com dois quartos intercomunicantes; outra com sala e kitchenette.

Em comum, existe a piscina que é o refúgio perfeito no calor alentejano. Ideal para passar tardes de calmaria, nas espreguiçadeiras ou nas camas de rede, com o silêncio do campo e o castelo de Evoramonte a dominar a paisagem. Almoçar e jantar sem sair de casa é uma opção, pois mediante reserva são servidas refeições. Também é passível adquirir os produtos de produção própria, como bagas de góji, azeite e chás biológicos, bem como vinhos das adegas Herdade do Freixo e Monte Branco. É um lugar ideal para dias de descanso, acompanhando o dia a dia das atividades agrícolas, na companhia da Jasmim, dos burros e das ovelhas.

Fonte: Evasões

Populares