10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: “A Arquidiocese recebe 31 Nações, unidas no amor a Jesus e por um mundo melhor” diz D. Francisco Senra Coelho(c/som)

 

A Arquidiocese de Évora, no total, vai acolher até 5 de agosto cerca de 7500 jovens peregrinos, vindos de 31 Países,  que participarão nos Dias nas Dioceses (DnD) e de seguida na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023

Na noite de ontem, decorreu no Pateo dos Salesianos o acolhimento de peregrinos que já se encontram nesta cidade Alentejana, numa festa emotiva.

A Rádio Campanário foi até Évora e falou com o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, a respeito das Jornadas Mundiais da Juventude os dos Dias na Diocese, no Distrito de Évora.

D. Francisco Senra Coelho começou por nos falar sobre a importância destas Jornadas para a Igreja referindo  “desejo muito que estas Jornadas operem uma transformação na Igreja, porque a igreja precisa, de facto, de um banho de juventude” acrescenatndo “ Portugal, todo ele, como sociedade, como cidadania, precisa de um grande banho de juventude. Somos um dos países da Europa mais envelhecido e, portanto, este banho de juventude significa um banho de esperança, de projeto e, ao mesmo tempo, de vida e de alegria. Evidentemente que esse desejo exige de nós um compromisso muito grande, falamos dos chamados COPs, Comités Organizativos Paroquiais, que são 15 na Diocese de Évora, este é um, que deve receber por volta de 1500 jovens e, pelos outros, se espalharão mais 3500,”.

O responsável pela Arquidiocese explicou ainda “nós recebemos numa primeira fase 5000 jovens, desde o Ribatejo, Samora Correia, Benavente, Coruche, passando pelo Alto Alentejo também, por Elvas, Fronteira, Sousel, distrito de Portalegre, Diocese de Évora, espalhando-se depois por este Alentejo Central, são 15 localidades.”

O momento de acolhimento e recepção aos peregrinos acontece nas diferentes Paróquias da Arquidiocese, ao mesmo tempo por isso o Arcebispo de Évora realçou “A esta hora que estamos aqui, com esta beleza, estão unidas outras 14 belezas que fazem o todo desta paisagem juvenil, e depois temos uma segunda presença que será o Caminho Comunal com mais 2500 jovens, seremos, portanto, 7500 jovens. Eu salientava, mais que o número, o desafio que nos foi posto ao acolhimento, temos que perceber que estes números para Évora, são gigantes, são perfeitamente sinal de uma capacidade, de um querer muito forte. Nós temos números de acolhimento, por exemplo, superiores a Braga, que é uma Arquidiocese que tem mais ou menos o nosso numero, um milhão de habitantes e uma prática católica muito elevada, no sentido da frequência dominical”.

Para D. Francisco senra Coelho não há dúvidas “Estas paróquias dilataram o coração, alargaram a tenda e fizeram tudo para ter alojamento, acompanhamento nas refeições e para fazer programas, porque não são grupos que acampam aqui, são grupos que se juntam aos grupos paroquiais e que fazem, depois, uma vivência incomum”, referiu .

 

Questionado sobre o que pode dizer às 31 nacionalidades em apenas uma palavra, o Arcebispo de Évora referiu “não estais sós. Nos vossos sonhos, no vosso desejo de liberdade, não estais sós, o vosso aliado maior chama-se Jesus Cristo, ele está vivo e, mais do que estar convosco, está em vós, vós sois o rosto juvenil da Igreja. Obrigado por terdes vindo até nós. Vinde-nos trazer força, beleza, coragem, vindes-nos dar o beijo de Deus que é fiel e nunca nos abandona. Nós temos tudo a receber, nós damos muito do nosso trabalho, toda esta estrutura que foi montada durante anos em que estivemos a preparar as JMJ, mas eles dão-nos muito mais. Estes povos que vêm aqui, vamos receber cerca de 31 nações, esta multirracialidade, multiculturalidade, a beleza desta capaciade de estarmos juntos, num fio de ouro que nos liga a todos nas nossas diferenças e esse fio de ouro é o amor, é Jesus, é o sonho de um mundo melhor”.

 

 

 

 

Populares