20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Acampamento pela Paz 2022

Foto:

Segundo Nota de Imprensa chegada à redação da Rádio Campanário, realizar-se-á a 10ª edição do Acampamento pela Paz, nos dias 29, 30 e 31 de Julho de 2022, nas piscinas municipais de Évora.

A poucos dias do acampamento, estão já inscritos mais de duas centenas de jovens de todo o país com o mesmo objetivo – a promoção da Paz no país e no mundo. Este é um momento de comemoração dos valores da paz, mas também um momento ímpar de demonstração da luta dos jovens portugueses contra a guerra. Nos três dias em que decorrerá o Acampamento,  será ponto de honra a luta pelos direitos basilares, para que todos os jovens do mundo possam viver nos seus países em paz, com acesso à cultura, ao desporto e ao seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

É organizado este ano pela Plataforma para a Paz e o Desarmamento, que nasceu em fevereiro de 2018 pela necessidade de um conjunto de organizações e associações juvenis, estudantis, de movimentos pela Paz e contra a Guerra afirmarem os direitos da liberdade, da cooperação entre os povos, da autodeterminação. Defende o fim das armas nucleares e de destruição massiva, do desarmamento geral e simultâneo, da resolução pacífica de conflitos, o respeito pela soberania dos povos, como o determina a Carta das Nações Unidas e a Constituição da República Portuguesa. Nos 3 dias que compõem o Acampamento pela Paz, centenas de jovens, de todo o país, poderão participar em diversas atividades organizadas pelas suas associações. Debates temáticos, concertos, workshops, spoken word sessions, desportos são algumas das atividades que trarão alegria e diversão aos participantes.

Serão desenvolvidas também atividades de solidariedade com os povos em guerra e ainda a possibilidade de participarem no roteiro literário do “Levantado do Chão” no ano em que se comemora o centenário de José Saramago. Cerca de 30 associações juvenis e não só, formais e informais, constroem este momento ímpar, entre as quais a Associação de Estudantes da ES Gabriel Pereira, Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António d’Aguiar, Perceptions, Associação Fora Figo – Arraiolos, Associação Ser Agora – Portel, Associação Pim!, sediadas no distrito de Évora, e estão organizados transportes de todo o

Populares