11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora acolhe sessão da Semana Europeia das Regiões e Cidades!

Integrado na edição 2021 da Semana Europeia das Regiões e Cidades, que é organizada pelo Comité das Regiões Europeu e pela Comissão Europeia. a CCDR Alentejo vai promover, no seu auditório, no próximo dia 12 de outubro, pelas 14.45 horas um evento local, presencial, para todos os autarcas da Região Alentejo.

Em nota d eimprensa enviada à nossa redação, a  CCDR Alentejo dá conta que este que é o maior evento anual dedicado à política de coesão, tem como objetivo proporcionar uma plataforma para o desenvolvimento de capacidades, aprendizagem e troca de experiências através do debate sobre as dificuldades e desafios encarados na gestão da política de coesão.

A 19.ª edição do evento foca-se em 4 temas: Transição Verde, Coesão; Transição digital;, Envolvimento dos cidadãos.

Sabendo que o Alentejo precisa da Europa como espaço essencial para realizar a sua oportunidade história de cooperar livremente com as outras regiões Europeias, também é evidente que a Europa precisa do Alentejo, assim como das restantes regiões protagonistas, para construir o seu projeto histórico, de paz baseada na integração pela cooperação.

Desde 2019, que a representação do Alentejo em Bruxelas tem funcionado como uma plataforma aberta à cooperação. Cooperação dos agentes locais e regionais com as redes europeias; cooperação interinstitucional, cooperação inter-regional, cooperação inter-sectorial e tem igualmente favorecido o desígnio de dar à região um espaço de afirmação – o espaço das regiões Europeias.

Para “Desafiar o Futuro”, pensarmos em 2030 é pensarmos na inovação e na transição digital, na transição climática e energética, na afirmação da coesão regional, é pensarmos uma Região diferente, uma Região mais forte e coesa, inovadora e sustentável e que seja distintiva. Para este propósito contamos, naturalmente, com o envolvimento e entrosamento das autarquias alentejanas.

Este entrosamento com as autarquias é também fundamental no acolhimento ao Projeto H2020-AURORAL, que a CCDR Alentejo lidera, o qual tem por objetivo dotar as regiões rurais europeias de um ambiente digital integrado potenciador de serviços, comparáveis aos das regiões economicamente mais densas e conta com 25 parceiros de 10 países, 11 regiões piloto a ser desenvolvido ao longo de quatro anos e com um investimento total aprovado, na ordem dos 16 milhões de euros.

No âmbito deste projeto está prevista a criação de uma Plataforma de Investimento, designada Smart Tomorrow, da qual os autarcas da região poderão ser beneficiários e que importa, por isso conhecer.

Conheça aqui o Programa

Semana Europeia das Regiões e Cidades 2021

CCDR Alentejo (Évora) – 12 outubro

 

14:45 h – Receção aos convidados

15:00 h – Intervenção de Boas vindas do Presidente da CCDR Alentejo, Antonio Ceia da Silva

15:10 h – Intervenção sobre a EREI 2030 – Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2030 e posicionamento do Alentejo no Espaço Europeu, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira

15:30 h – Apresentação do projeto AURORAL e da Plataforma de Investimento “Smart Tomorrow”, Coordenador do projeto H2020 – Auroral e Responsável da Representação Permanente do Alentejo, em Bruxelas, Marcos António Nogueira

16:00 h – Sessão de Debate

Alentejo de honra

 

Populares