15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora acolheu InclusivTUR-Alentejo: Templo Romano apresentado como turismo de referência!(c/fotos)

 

Teve lugar ontem (27/10/2022), no Centro Interpretativo de Évora – Palácio de D. Manuel a sessão de apresentação do “recurso turístico de referência para o Turismo Acessível e Inclusivo – Templo Romano”.

A apresentação realizou-se no âmbito do InclusivTUR-Alentejo, um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social promovido pela Accessible Portugal, com o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Turismo do Alentejo E.R.T.

Foram apresentados diversos materiais de divulgação e promoção em formatos variados deste recurso turístico, que têm em conta os objetivos do projeto, nomeadamente: a qualificação da procura e da oferta turística, a desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou necessidades especiais e, num âmbito mais geral, o desenvolvimento do potencial turístico da Região Central do Alentejo.

Para participar nesta sessão de apresentação deslocou-se a Évora a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. O Presidente da Câmara Municipal de Évora e também Vice-Presidente da CIMAC, Carlos Pinto de Sá, procedeu à abertura da sessão, onde também marcaram presença a Diretora Regional de Cultura do Alentejo Ana Paula Amendoeira e o Vice-Presidente da Turismo do Alentejo, ERT. Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, fez a apresentação dos materiais multiformato.

Carlos Pinto de Sá, na intervenção que proferiu, agradeceu a presença e a participação de todos os que colaboraram na concretização deste projeto, que reputou de importância fundamental para o desenvolvimento de toda a região do Alentejo Central. Trata-se, segundo o autarca eborense, da criação de condições para que os cidadãos com deficiência ou necessidades especiais possam também visitar e conhecer o património monumental através de suportes adaptados.

A Câmara Municipal de Évora tem a seu cargo o acolhimento e a gestão do projeto no Centro Interpretativo da Cidade, localizado no Palácio de D. Manuel. O InclusivTUR Alentejo, para além da Preparação do Templo Romano como recurso turístico de referência para o Turismo Acessível e Inclusivo, inclui ainda, através do “tur4all” (turismo para todos), um “pack ensino” dirigido às escolas dos três ciclos do Ensino Básico. Este inclui um jogo de tabuleiro com várias atividades e uma Web APP com perguntas e respostas sobre a deficiência e acessibilidade, um Manual de Apoio ao Professor e acesso a um curso de formação online. Para além destes, também a identificação e promoção de 5 itinerários turísticos acessíveis, um KIT multiformato por Município com informação de promoção turística personalizada em Escrita Simplificada, Braille e imagens em relevo, Língua Gestual Portuguesa, placa com relevo 2D, MP3 com audiodescrição de peça, imagem, paisagem ou filme do município, um vídeo promocional da Região e Fam Trip (passeio de família) no território.

Fonte/Fotos: Município de Évora

Populares