23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Camâra Municipal e Universidade unidas pelo conhecimento do território

Os alunos  da Universidade de Évora que frequentam a 3º ano de Mestrado Integrado em Arquitetura irão realizar estudos em vários bairros da cidade eborense com o objetivo de compreender a transformação da cidade. A Câmara Municipal de Évora e o Instituto de Ensino Superior celebraram,esta terça-feira, 3 de maio, o acordo de colaboração que permtirá  fazer o levantamento das patologias existentes.

O acordo celebrado pelo terceiro ano consecutivo, terá como objeto de investigação alguns dos bairros mais conhecidos de Évora desde o Bairro de Santa Maria, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Saúde, Bairro Ferroviário à Comenda, podendo ainda estender-se a outras urbanizações. O conhecimento científico dos alunos do 3º ano do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura que frequentam a unidade curricular de Desenho Urbano e Territorial II,e dos técnicos municipais que vão integrar este projecto será partilhado entre as duas entidades.

 Os proprietários poderão juntar-se a este processo cedendo os seus edificíos devolutos para o efeito de estudo sendo que em edições anteriores o acordo de colaboração contou com a participação dos proprietários de edifícios do Centro Histórico de Évora que se disponibilizaram para se aliar a esta investigação.

A biblioteca do Edifício dos Leões irá acolher estas aulas ao invés do Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora que até então tem sido o espaço usado para este fim.

De acordo com município e com a Universidade de Évora  esta  colaboração que visa refletir sobre o conhecimento do tecido urbano da cidade é essencial na medida em que desafia os alunos a estudar territórios que por vezes estão à margem da sociedade, como os bairros urbanos de génese ilegal.

 

Populares