20.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Évora é a primeira cidade do país com mobilidade urbana 100% elétrica”, diz Pres. da CM Évora

Hoje e amanhã, dias 3 e 4 de junho, decorre em Évora, na Praça 1º de maio, o Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2023, organizado pela UVE – Associação de Utilizadores de Veícolos Elétricos.

Durante o evento, foi revelado pelo executivo municipal de Évora, que a cidade vai agora contar com uma frota de 23 autocarros elétricos.

A Rádio Campanário esteve presente e falou Carlos Pinto de Sá, presidente da CM Évora, sobre esta frota que vai servir, de forma sustentável, a cidade de Évora.

Questionado sobre o valor do projeto e a sua data de arranque, o presidente da autarquia eborense referiu que “neste momento está a decorrer o processo burocrático para que a conceção de transportes públicos possa arrancar, queríamos que arrancasse ainda este mês, e esperemos que assim seja, os autocarros já cá estão, são 23 autocarros e são todos elétricos, e seremos a primeira cidade do país a ter uma frota de transportes públicos totalmente elétrica. Foi através de um concurso público que implica um investimento para o município, na ordem dos dos seis milhões de euros, que são aplicados sobretudo para garantir que mantemos tarifas baixas e não a tarifa de mercado que seria uma tarifa substancialmente mais alta e, portanto, este investimento da câmara, com a verba que vem do orçamento de estado para as tarifas, conseguimos mantê-las a um nível muito baixo. Falamos de valores que reduziram as tarifas em mais de 60%. A redução global é de 60% nas tarifas que já está a funcionar”.

Populares