21.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora eleita Capital Europeia da Cultura 2027

Évora foi eleita a Capital Europeia da Cultura para 2027. A decisão foi anunciada esta quarta-feira, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém e que contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e da representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa.

A cidade alentejana, que estava entre quatro finalistas portuguesas, sucederá a Oulu (Finlândia) e Trenčín (Eslováquia), capitais em 2026. No modelo atual, duas ou três cidades europeias, de países diferentes, recebem a distinção, sendo que Évora contará este ano com a companhia de cidade Liepaja (Letónia)

Évora “lutou” pelo título com mais três localidades portuguesas, Aveiro, Braga e Ponta Delgada, num processo de candidatura e seleção que durou quase um ano.

Criada pela Comissão Europeia em 1985, esta distinção pretende dinamizar cidades como centros de vida cultural, social e económica, tendo sido já atribuída a um total de 58 localidades ao longo da sua história, três delas em Portugal: Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

No modelo atual, duas ou três cidades, em países diferentes, são Capitais Europeias da Cultura durante um ano. O título é atribuído cinco anos antes, após um processo de seleção por parte de um júri constituído por peritos independentes.

Populares