22.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Inauguração de Exposição de Ana Marchand no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Sábado, dia 23 de Julho, às 16h00, inaugura no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo a Exposição de desenho e pintura de Ana Marchand «Quatro Cadernos de Benares» que reúne trabalhos de 1991 a 2021. 

Ana Marchand (1947, Porto) vive e trabalha em Montemor-o-Novo. Nesta Exposição apresenta-nos o seu olhar em quatro cadernos sobre quatro viajantes como se desenhasse uma linha de memória e luz que os une: Xuang Zang (séc. VII) um monge budista chinês, prolífico escritor e tradutor que fez uma longa viagem à Índia levando vastos ensinamentos para China; Elena d’Aosta (1871-1951), princesa francesa, membro da Casa de Orléans, duquesa d’Aosta e entusiasta viajante; Maurizio Piscicelli (1871-1917) militar italiano e também um viajante apaixonado, de resto, ambos escreveram sobre Benares; e Ana Marchand que nos apresenta o fruto das idas a Benares e das suas viagens interiores.

Benares, também conhecida como Kashi, Varanasi e Banaras é por muitos considerada como a Cidade da Luz. É uma das urbes mais antigas do mundo, pousada nas margens do rio Ganges com as suas escadarias (ghats) que dão acesso a palácios e templos.

Paralelamente à Exposição, projecta-se continuamente o filme de Catarina Mourão «Ana e Maurizio» (2020) que também conta parte desta história.

A curadoria é de Manuel Costa Cabral e conta com o apoio da Fundação Carmona e Costa e também da Fundação Eugénio de Almeida. A exposição ficará patente até dia 9 de Outubro. 

 

Populares