12.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Dezembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição do Prémio José Augusto Alegria

Cedida Eborae Mvsica

Decorreu a 6ª edição do Prémio José Augusto Alegria nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2021 após vários anos de interrupção devido a falta de financiamento; este ano , ainda em pandemia, foi muito mais reduzido o número de participantes- 13 na modalidade de Canto e 1 na modalidade de Piano.

O Concurso tem como referência e patrono o Cónego Dr. José Augusto Alegria, que nos legou uma importante Obra Musical centrada no estudo e investigação das várias vertentes da “Escola de Música da Sé de Évora”, séculos XVI e XVII. Os objectivos são o estímulo ao estudo da Música e à elevação dos níveis de desempenho, o desenvolvimento do gosto pela Música, a promoção de intercâmbio de aprendizagens e homenagear e dar a conhecer o patrono do prémio, Cónego José Augusto Alegria, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

O Júri do Concurso foi presidido por Benoit Gibson e teve como vogais Liliana Bizineche e Sandra Medeiros na modalidade de Canto, Ana Telles e Tito Gonçalves na modalidade de Piano. O Pianista acompanhador foi Ian Mikirtumov.

Nos dias 11,e 12  houve provas abertas ao público no Convento dos Remédios: dia 11 de setembro – 15h00 Semi Final de Canto e Final de Piano e no dia 12 – Final de Canto.

Os vencedores do concurso apresentaram-se no Concerto de Laureados, no dia 12 de setembro, domingo, às 21h00, no Teatro Garcia Resende, momento também de homenagem a José Augusto Alegria, com uma prestação de grande qualidade e agrado do público.

Esta iniciativa foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora, Ministério da Cultura (Direcção Geral das Artes) e vários apoios entre os quais o Cabido da Sé de Évora, a DGESTE  (DSRA), Jalmúsica, Diário do Sul, A Defesa e Rádio Diana.

 

Populares