8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Ser a Brincar proporciona contacto de crianças com a Arqueologia(c/fotos)

O Ser a Brincar – Programa de Atividades Complementares e de Apoio às Famílias de Évora levou duas salas de Pré-escolar de Jardins de Infância da Rede Pública ao Centro Interpretativo dos Almendres.

Em nota de imprensa enviada à nossa redação, o Município de Évora da onta que foi uma manhã preenchida com diversas atividades, entre elas a elaboração de trabalhos inspirados nas pinturas rupestres, mas também de contacto com alguns aspectos da vida dessa época longínqua, onde a caça era fundamental como meio de sobrevivência.

O Centro Interpretativo dos Almendres, que acolheu recentemente estes pequenos visitantes, localizase na aldeia de Guadalupe, próximo do Cromeleque dos Almendres. É um espaço criado em parceria com a autarquia eborense e o seu objetivo principal é apoiar as visitas ao Cromeleque dos Almendres com serviços educativos e conteúdos interpretativos sobre arqueologia e natureza.

Esta edição de 2021 do Ser a Brincar teve início a 26 de Julho e já percorreu diversos espaços educativos municipais como o Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, o Aeródromo (onde está sedeado o Serviço Municipal de Proteção Civil) e a Ludoteca, no Parque Infantil. Além disso, houve igualmente uma estreita colaboração com as entidades habitualmente parceiras no projeto, nomeadamente a Fundação Eugénio de Almeida, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, a Polícia de Segurança Pública e, pela primeira vez, o Centro Interpretativo dos Almendres. Nas próximas semanas, as crianças repetirão as visitas, mas com atividades diferentes.

O programa decorre até 27 de Agosto. O programa é promovido pela Câmara Municipal de Évora com diversos Agrupamentos de Escolas, Uniões e Juntas de freguesia, instituições culturais, forças de segurança, empresas privadas e serviços internos da Autarquia. Visa promover atividades de caráter educativo e cultural para que as crianças em idade pré-escolar tenham oportunidade para brincar, aprender, conviver, descobrir, compreender, comunicar, experimentar artes e saberes, conhecer novos locais e gentes. Contribui, deste modo, para a formação, promoção e desenvolvimento das crianças em idade préescolar, apoia a compatibilização da vida familiar com a profissional, garantindo um acompanhamento qualificado às famílias e às crianças e potencia atividades pedagógicas de recursos culturais e sociais do concelho.

Destina-se a crianças do pré-escolar a frequentar estabelecimentos de educação da rede pública, durante a pausa letiva escolar de Verão.

Populares