9.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora vai testar mobilidade sustentável e espaço coletivo do Centro Histórico

DR

O Município de Évora apresentou na passada sexta-feira, 20 de setembro, o Laboratório Vivo para a Descarbonização da cidade, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Através deste projeto a autarquia eborense alia-se a um consórcio de entidades para, de forma inovadora estudarem quais as soluções mais eficientes para melhoria da qualidade do ar e redução do consumo de energia.

Ao longo de 18 meses o grupo de parceiros realizará um conjunto de testes em várias áreas, usando a mais moderna tecnologia, sendo ponto assente a colaboração voluntária dos munícipes que poderá ser feita, nomeadamente através de uma página eletrónica própria, aplicações para telemóveis, entre outros meios. Tudo numa lógica de interação que alia o Município de Évora, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e o cidadão.

O trabalho passará, por exemplo, por encontrar formas mais equilibradas ambientalmente de efetuar a distribuição logística no Centro Histórico, disponibilização de informação em tempo real para se chegar a qualquer lugar ou estacionar de forma rápida e eficaz, evitando engarrafamentos, obras ou lugares de estacionamento já ocupados. Ou ainda de gerir a iluminação (LED) da cidade em determinado local aumentando ou diminuindo a intensidade da iluminação consoante as necessidades do momento, entre muitas outras ações.

As intervenções incidirão em duas áreas: mobilidade sustentável e espaço coletivo eficiente, que abrangerão mais de uma dezena de aspetos a testar. Pretende-se, essencialmente, um maior conhecimento sobre os processos urbanos na cidade; capacidade de implementar soluções testadas em contexto real; recolha e processamento de dados para utilização em diferentes processos; criar um espaço de experimentação aberto na cidade; e contribuir para o processo de descarbonização.

Populares