14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Falta de apoio do Estado “é um desprezo pela cultura”, diz Rondão Almeida

Elvas celebrou hoje, dia 14 de Janeiro, os 354 anos sobre a Batalha das Linhas de Elvas. As comemorações tiveram início pelas 9h30, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras. Às 10 horas seguiu-se a romagem ao Padrão comemorativo do evento que decorreu em 1659, altura em que teve lugar a cerimónia de Homenagem aos Mortos, no Sitio dos Murtais. No cemitério, houve tempo para os presentes visitarem o túmulo do General André de Albuquerque Riba-Frio.

A manhã foi assim dedicada a homenagens e discursos, culminando com o desfile das forças militares em Parada na Rua da Cadeia, logo depois de terem sido proferidos alguns discursos, um dos quais, e que teve mais destaque, o discurso do presidente do município de Elvas, José Rondão Almeida. O dia terminou com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, pelas 21h30.

A Rádio Campanário esteve no local, acompanhou as celebrações e falou com o autarca, que falou do evento que aconteceu há séculos atrás. Esta foi uma oportunidade para prestar homenagem a todos aqueles que deram a sua própria vida pela defesa de Portugal, referiu Rondão Almeida, que lamentou a falta de apoios por parte do Estado, o que na sua opinião é uma falta de respeito pelos nossos antepassados, um desprezo pela cultura e um desprezo pela história.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/rondao_14jan.MP3{/saudioplayer}

As celebrações prolongam-se agora até 27 deste mês, sendo no entanto de referir que a cidade raiana está em festa todo o ano, pela ocasião da elevação a Cidade, que em 2013 completa 500 anos.

Populares