29.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Setembro 10, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Falta de apoio torna “Folclore no parente pobre da cultura”, diz Lina Chapa do Rancho Folclórico Rosas de Maio (c/som e fotos)

No passado sábado, 11 de Novembro, o Salão da Casa do Povo de Veiros recebeu um Festival de Folclore promovido pelo Rancho Folclórico Rosas de Maio.

À Rádio Campanário, Lina Chapa, representante do Rancho Folclórico, indicou o que o festival vem no seguimento do aniversário do Rancho, celebrado em Maio, que por motivos de força maior “não foi possível realizar”, no entanto, é agora celebrado “para não deixar passar o ano em branco”.

O Festival contou com as atuações do Rancho Folclórico que organizou, o Grupo de Cantares do Rancho e o Rancho de Foros de Arrão, garantia de “muita animação”, disse Lina Chapa.

Este ano “foi mais parado”, desse a organizadora, mas ainda assim, “normalmente vamos tendo sempre atividades ao longo do ano”, mostrando “um enorme prazer e alegria em levar o nome de Veiros em cada atuação.

O grupo é composto por 40 elementos, referindo que estão “sempre recetivos”, justificando que, no fundo, “o mundo do folclore acaba por ser uma comemoração entre todos e uma partilha de experiências e de cultura”.

Lina Chapa diz ainda que “o Folclore é o parente pobre da cultura”, justificando que “é muito pouco apoiado”, motivo pelo qual afirma que o Rancho é sustentado pelo “tempo, trabalho e gasolina” de quem nele participa, a que acresce “o contributo essencial da Câmara e mais algum apoio da Junta de Freguesia”.

{gallery}veiros_festival_folclore_17{/gallery}

Populares