Beja vai promover, entre os dias 19 e 25 de junho, a 2ª edição da Feira do Livro – Solstício das Palavras, uma semana a celebrar a palavra escrita, lida, dita e cantada.
As atividades da Feira do Livro – Solstício das Palavras terão início na segunda-feira, dia 19 de junho, uma iniciativa que irá decorrer em vários espaços do centro da cidade – Portas de Mértola, Terreiro dos Valentes, Jardim do Bacalhau, Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, Centro UNESCO de Beja, Pax Julia Teatro Municipal.
Da programação destacam-se os escritores Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Rafael Gallo e a celebração dos centenários de Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues e Mário Cesariny. Serão celebradas as Vidas Literárias de Nuno Nepomuceno, Ana Cristina Silva, António Bagão Felix, Ana Paula Figueira e Joseia Matos Mira. Haverá tertúlias com os poetas Andreia Faria e André Osório, uma tertúlia sobre tradução com Gilda Encarnação e a apresentação do Roteiro Literário Mariana Alcoforado, com Marta Páscoa e António Cunha.
Na moderação destas conversas estarão José Mário Silva, Maria Flor Pedroso, Ricardo Viel, Elsa Ligeiro, Martinho Marques, Miguel Cardoso Pereira, Carlos Almeida e Leonardo Freitas.
A programação desta edição conta com diversas parcerias. A ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, com o lançamento da 4ª edição do Prémio Joaquim Mestre, no dia 21, e tertúlias com mais de 20 autores e criadores da região. A DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com um seminário sobre as Bibliotecas e a Agenda 2030/ODS, no dia 19 e um encontro de influenciadores digitais, no dia 24. A Fundação José Saramago, com uma sessão de divulgação da Carta universal dos deveres e obrigações dos seres humanos, no dia 24.
As atividades para pais e filhos e para grupos escolares, acontecem no Jardim do Bacalhau e na Biblioteca Municipal entre 19 e 25, contando com 12 mediadores de leitura, onde se incluem os mediadores de leitura da região de Beja.
A palavra dita e cantada será celebrada entre dia 19 e 25 de junho, com diversos espetáculos onde terão lugar a música, as leituras encenadas e os contos.
Entre 21 e 25 de junho no centro pedonal da cidade – Portas de Mértola – irá decorrer o Mercado do Livro, onde estarão disponíveis livros de mais de 70 selos editoriais, um espaço com livros a baixo preço e o Espaço ASSESTA – com livros de mais de 80 autores da região, que poderá conhecer nas sessões de autógrafos nos dias 24 e 25 de junho. Aí poderá também encontrar os artesãos da região, no Mercadinho urbano e descobrir as surpresas que vão surgindo em cada recanto do mercado do livro.
Estarão patentes as seguintes exposições: O mais belo fim do mundo (José Eduardo Agualusa, curadoria URUCUM; Mulheres e resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas (Org. Museu do Aljube – Resistência e Liberdade); Este silêncio que se ouve e que se escreve (Movimento IP2N4-Art); As mãos (Nazareth) Azul (Vanda Palma). Sendo que três delas são de criadores da região.
No dia 21 de junho, data em que se celebra o 149º aniversário (21 de junho de 1874) da Biblioteca Municipal de Beja, terá lugar no Terreiro dos Valentes, pelas 17h00, a abertura oficial desta 2ª edição da Feira do Livro.
A Feira do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Beja em parceria com a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Fundação José Saramago, e conta com o apoio institucional da DRCulturaAlentejo.
O Horário do Mercado do Livro será de 2ª a 6ª das 16h às 21h30, sábado: 10h às 14h | 16h às 21h30 e domingo: 10h às 14h00 | 16h às 20h30.