15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festival Taurino da Rádio Campanário sem a tradicional procissão mas abençoado pela Padroeira de Portugal, resultando num enorme sucesso (c/fotos)

Vila Viçosa esteve em festa dentro e fora da Praça de Touros, no passado sábado, dia 12 de março, com o sucesso estrondoso do VII Festival Taurino da Rádio Campanário, que se realizou pelo sétimo ano consecutivo.

Em praça estiveram os cavaleiros António Ribeiro Telles, Ana Batista, Leonardo Hernandez, João Moura Jr., Marcos Bastinhas e João Telles Jr., bem como os Forcados Amadores de Montemor e São Manços.

Lidaram-se novilhos touros das Ganadarias Casa Prudêncio, David Ribeiro Telles, Francisco Romão Tenório e Quinta de Mata-o-Demo.

A Rádio Campanário, fundada há 30 anos e tendo como fundadora a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, manteve sempre esta matriz de inspiração cristã e é das poucas que transmite em direto as principais cerimónias do calendário católico.

No entanto como já vinha acontecendo desde o primeiro Festival Taurino da Rádio Campanário, este ano não se realizou a cerimónia de bênção da Comunidade Taurina, com a presença da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Apesar da Rádio Campanário ter solicitado à Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, no dia 5 de janeiro, “no mais digno e elevado respeito, a presença da imagem, a fim de brindar os aficionados” desta arte secular, a mesma não foi autorizada. Em resposta, a Régia Confraria solicitou uma reunião com a Rádio Campanário, que se veio a realizar no dia 22 de janeiro e onde foi negada “a deslocação de Nossa Senhora, por entendermos que, estando em Vila Viçosa, devem ser as pessoas a deslocar-se ao Seu encontro e não o contrário”.       

Mais tarde, a 29 de janeiro, através de email, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição volta a reafirmar a não autorização da presença da Imagem de Nossa Senhora na Cerimónia de Bênção da Comunidade Taurina.

De salientar que tomou posse recentemente, uma nova direção da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, tendo agora como juiz, Luís Caldeirinha Roma. 

No entanto a Rádio Campanário, mantem a firme intenção de, no próximo ano voltar a solicitar a presença da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira, num evento já tradicional e que se realiza no mais elevado respeito, para a bênção a uma comunidade taurina que ajoelha a seus pés.

Populares