8.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fiscalização deteta 55 trabalhadores alojados numa habitação. Em cada quarto dormiam 10 pessoas

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), numa operação conjunta com o SEF, a GNR, a Autoridade Tributária e a Delegada de Saúde de Beja, detetou no Baixo Alentejo uma habitação onde estavam alojados 55 trabalhadores, e onde chegavam a dormir 10 no mesmo quarto.

A situação foi detetada durante uma operação de combate ao trabalho não declarado realizada na passada quinta-feira, dia 24 de novembro.

A habitação onde os trabalhadores se encontravam alojados tinha quartos sem qualquer ventilação e as refeições eram tomadas nas camas, uma vez que não existia um local onde pudessem ser servidas.

No mesmo dia, a ACT realizou uma visita a outra exploração para confirmar se as suas notificações tinham sido cumpridas, depois de no início do mês ter detetado no local trabalhadores em condições de alojamento deploráveis.

Na visita verificou-se um agravamento das condições de alojamento dos trabalhadores, assim como um aumento do número de trabalhadores que passou de 60 na primeira visita para 100. Segundo os inspetores da ACT, nos contentores que deviam albergar apenas quatro pessoas, chegam a estar sete trabalhadores.

Durante a operação, a ACT detetou ainda numa outra exploração quatro trabalhadores não declarados de um universo de 44 trabalhadores estrangeiros, oriundos da Índia, do Paquistão, do Bangladesh, do Senegal e da Nigéria.

Na sequência destas ações a ACT vai adotar os procedimentos habituais para a regularização da situação dos trabalhadores identificados, bem como ao levantamento dos correspondentes autos de notícia.

 

Populares