10.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Foi hoje apresentada a nova área do serviço de urgência Covid-19 do HESE. Conheça aqui as instalações (C/Fotos)

Foi hoje apresentada o novo serviço de urgência Covid do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), que irá complementar e ampliar a resposta do serviço de urgências, sendo que serão redobrados os postos de atendimento e disponibilizados 14 espaços para tratamento de doentes com problemas respiratórios Covid-19.

A Rádio Campanário acompanhou a apresentação das novas instalações pelo Coordenador da Task-force” Covid-19 e Diretor do Serviço de Urgência do HESE, Dr. Rui Matono, que assegurou que este novo espaço estará disponível ainda hoje para acolher doentes com complicações respiratórias associadas à Covid-19.

Esta inauguração compreende uma nova entrada do serviço de urgências do HESE, sendo que a partir de agora será feita uma pré-triagem para doentes de três circuitos: “o circuito de não respiratórios, o circuito dos respiratórios pediátricos e o circuito dos adultos respiratórios” Covid-19, explica o Coordenador.

As novas instalações possuem três salas de isolamento com pressão negativa e casas de banho privadas, “que terão ligação de monitorização por telemetria a uma central” e “uma janela para permitir uma observação direta do doente,” frisa.

Existem ainda três postos de atendimento a doentes em cadeirão, focada, “numa terapêutica menos pesada”, adianta o Dr. Rui Matono.

A sala aberta da nova unidade, constituída por 8 postos de atendimento, 4 de maca e 4 de cadeirão. O Coordenador frisa que os doentes destinados a esta ala, “não estão internados. Isto não é uma zona de internamento, é uma zona do serviço de urgência.”

O total de postos disponibilizados por estas novas instalações do serviço de urgência são 14 novos postos de auxilio a doentes Covid-19.

É de notar ainda que estas instalações possuem uma sala de reanimação, entrará em uso na próxima semana.

Populares