25.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Formação Profissional da Universidade de Évora inclui certificação escolar em 2022

Encontram-se a decorrer, desde 9 de fevereiro, as inscrições nos cursos integrados no Plano de formação Profissional 2022 da Universidade de Évora, uma parceria com o Instituto Técnico de Inovação (ITI) e financiada pelo Fundo Social Europeu, que visa promover formação profissional e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para dotar os funcionários com novas competências.

O plano de formação, em vigor ao longo deste ano, tem especial enfoque no bem-estar dos trabalhadores da instituição, na humanização das relações de trabalho e nas transformações digitais e sociais emergentes e foi concebido de forma a atender às especificidades do contexto social e laboral desafiante que se vive atualmente.

A oferta formativa é diversa e especializada e pretende capacitar e atualizar os conhecimentos dos trabalhadores em áreas relacionadas com as suas competências específicas ou interesses pessoais, encontrando-se dividido em 9 áreas de atuação distintas:  Comportamento Organizacional, Serviços de Excelência no Atendimento, Línguas Estrangeiras, Segurança e Saúde no Trabalho, Tecnologias de Informação e Comunicação, Comunicação Digital, Gestão e Administração, Gestão de Recursos Humanos e Cidadania e Igualdade.

As 24 formações disponíveis, certificadas e totalmente gratuitas, têm uma carga horária total de 25 horas repartidas por vários módulos – com exceção da “Língua Inglesa-Atendimento” com uma duração total de 50 horas. 

A sua conclusão com sucesso permitirá, este ano, ao ITI, entidade parceira desta iniciativa e acreditada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), atribuir certificação escolar para efeitos de conclusão do 9º e do 12º ano de escolaridade aos trabalhadores que ainda não tenham obtido essa classificação.

Cláudia Zacarias, Chefe da Divisão de Recursos Humanos dos Serviços Administrativos, explica que “Este processo visa elevar a qualificação escolar dos nossos trabalhadores da carreira de Assistente Operacional, pela via formativa e experiência, que tenham competências relevantes para serem reconhecidas, validadas e certificadas, permitindo assim aumentar o nível de qualificação e criar condições necessárias à progressão e realização profissional de cada um” avançando ainda que irão decorrer sessões de esclarecimento envolvendo os trabalhadores interessados e as respetivas chefias da Universidade de Évora.

“A formação profissional gratuita, oferecida anualmente pela Universidade de Évora, assume uma extrema importância para a qualificação dos nossos trabalhadores, para a sua melhoria contínua e desenvolvimento profissional de modo a adquirirem novos conhecimentos e capacidades, melhorando não só as suas competências técnicas, mas também as comportamentais que são de extrema relevância para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela nossa Universidade.” Realça a Chefe de Divisão dos Serviços Administrativos, que reforça que, devido ao confinamento imposto pela pandemia, as últimas formações decorreram virtualmente, mas que estas retomarão este ano o formato presencial. 

Este tipo de Formação é oferecida desde 1995, tendo sido promovida inicialmente através do Núcleo de Formação Contínua (NUFOR), extinto em 2013. É, desde 2014, providenciada pela Divisão de Recursos Humanos, em parceria com diversas organizações, entre as quais o Instituto Nacional de Administração (INA), a Adapter ou o Instituto Técnico de Inovação (ITI).

Consulte aqui o Plano de Formação Profissional 2022 e submeta a sua inscrição através de formulário GESDOC, até duas semanas antes da data de  início de cada uma das formações.

Fonte: Universidade de Évora

Populares