18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fronteira: Exército Português celebrou o 639.º aniversário da Batalha dos Atoleiros!(c/fotos)

O Exército Português, através da Direção de História e Cultura Militar e em conjunto com a Câmara Municipal de Fronteira, assinalou, no dia 06 de abril, o 639.º aniversário da Batalha dos Atoleiros.

O episódio evocativo remonta ao dia 6 de abril de 1384 onde, na Herdade de Atoleiros, um exército castelhano com mais de 1000 cavaleiros, atacou uma Força portuguesa de apenas 300 cavaleiros, 100 besteiros e pouco mais de 1000 peões. A inferioridade numérica dos Portugueses e a menor qualidade do seu equipamento faziam prever uma vitória fácil da experiente hoste castelhana. Perante isto, Nuno Álvares Pereira adotou uma tática defensiva que redundou numa heroica vitória das Forças portuguesas. A Batalha dos Atoleiros constituiu, na Península Ibérica, a primeira e efetiva utilização das novas técnicas de defesa, utilizadas por Forças apeadas em inferioridade numérica, perante uma cavalaria pesada muito superior.

Do programa comemorativo, destacam-se a romagem ao Padrão da Batalha dos Atoleiros, acompanhada de uma Guarda de Honra junto ao Padrão, onde foram depositadas coroas de flores e executadas salvas de artilharia, e uma formatura militar que contou com Forças da Brigada Mecanizada (Campo Militar de Santa Margarida), do Regimento de Artilharia N.º 5 (Vendas Novas), da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros de Fronteira, tendo culminado com o respetivo desfile na Avenida dos Heróis dos Atoleiros, na Vila de Fronteira. 

As cerimónias foram presididas pelo Vice-Chefe do Estado Maior do Exército, Tenente-General Guerra Pereira, e contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Rogério Da Silva, do Diretor de História e Cultura Militar, Major-General Aníbal Alves Flambó, entre outras entidades militares e civis.​

Fonte/Fotos: Exército Português

Populares