18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fundo JESSICA já apoiou no Alentejo 7 projetos que representaram 44 milhões de euros e criaram 85 novos postos de trabalho (c/som)

O papel do Fundo JESSICA na estratégia de reabilitação urbana foi debatido em Sines, na Quinta de S. Rafael, pelas 15 horas desta sexta-feira 11 de julho.

O Fundo JESSICA Portugal disponibiliza, até ao final do primeiro semestre de 2015, 30 milhões de euros para projetos de reabilitação urbana na Região do Alentejo.

Com o objetivo de apoiar os Estados membros da União Europeia na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana, a Iniciativa JESSICA já permitiu o desenvolvimento de 55 projetos em todo o país, num total de 284 milhões de euros, tendo sido criados 1200 postos de trabalho diretos. A nível nacional, estão ainda disponíveis 120 milhões de euros, até junho de 2015.

À Rádio Campanário o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Costa Dieb, explicou que “o Fundo JESSICA é um fundo de engenharia financeira criado no âmbito da União Europeia com as participações diretas da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento e no nosso país este Fundo é constituído por verbas dos Programas Operacionais Regionais”.

António Dieb refere que “no Alentejo tem tido uma boa recetividade, foram apoiados sete projetos que representaram 44 milhões de euros e criaram 85 novos postos de trabalho”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Dieb%20Jessica11julho14.MP3{/play}/span>

As quatro grandes prioridades de intervenção são a reabilitação e regeneração urbanas, incluindo infraestruturas e equipamentos; eficiência energética e energia renovável em áreas urbanas; revitalização económica urbana, em especial PME e empresas inovadoras e a disseminação de TIC em áreas urbanas, incluindo infraestruturas de banda larga e redes sem fios.

As áreas de intervenção que mais têm recorrido ao Fundo são o Turismo, os Equipamentos Sociais, o Imobiliário, o Comércio, a Energia e a Educação.

Populares