8.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ganadeiro de Redondo apanhado na teia de corrupção

O ganadeiro Carlos Falé Filipe, conhecido criador de touros com ganadaria e herdade em Redondo, está acusado de três crimes de corrupção ativa e um de branqueamento de capitais. 

A informação é avançada pelo jornal Correio da Manhã (CM) na sua edição desta terça-feira.

Segundo esta publicação, o ganadeiro é um dos 12 arguidos no processo que envolve dois altos funcionários da Segurança Social do Centro Distrital de Lisboa que integravam uma rede que, a troco de eventuais subornos, favorecia cidadãos com dividas à Segurança Social.

Segundo a acusação do DIAP a que o jornal teve acesso, Falé Filipe entrou num esquema de corrupção que teve dois intermediários responsáveis da Segurança Social.

Os intermediários, entre eles, um advogado, terão, alegadamente, “combinado um encontro entre Cerqueira e Falé Filipe na Herdade das Covas, tendo depois, Pisco e Cerqueira tratado de certidões e questões pendentes na Segurança Social, das empresas de Falé Filipe, que ficou de fazer dois pagamentos de 2500 euros cada”.

De acordo com o CM, “o advogado e o diretor da Segurança Social chegaram a ameaçar o empresário, caso não pagasse”, inviabilizando a resolução dos problemas. “A primeira transferência ocorreu em setembro de 2014”, tendo Botelho conseguido “um documento único de cobrança para levantamento de uma penhora a uma empresa de Falé Filipe”, evitando “a cobrança de 20% da dívida e reduzindo o valor a pagar por outra empresa”.

Pode ainda ler-se que “por estes, e outros favores, Falé Filipe entregou-lhes mais 2500 euros”. 

Populares