11.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Gás de botija é mais caro no Alentejo

Os preços do gás em garrafa são mais elevados na zona sul, nomeadamente no Alentejo, e mais baixos nas zonas de fronteira, enquanto nas regiões de Lisboa e Porto se verifica uma grande amplitude de montantes pagos.

Os dados provêem de um estudo da Entidade Nacional do Mercado de combustíveis, que aconselha a comercialização de marcas brancas de gás de botija em postos de venda, como as grandes superfícies, à semelhança do que acontece em França.

A mesma entidade defende ainda uma maior monitorização e acompanhamento do mercado para que ganhos de eficiência, como logísticos ou redução de preço internacional, cheguem ao consumidor final, tal como a revisão da Lei de Bases do Sistema Petrolífero Nacional, de forma a promover maior acesso às infraestruturas existentes, para se obter maior concorrência num mercado muito concentrado.

Na “análise do mercado de propano e butano engarrafado e sua aproximação aos preços do gás natural” é apontado que os dados “não são conducentes à determinação de um padrão de preços”, mas foi encontrada uma grande variação “sem uma razão aparente, mas dentro de um intervalo limitado, com um preço mínimo quase balizado”.

No que concerne a valores praticados no país vizinho (Espanha), são mais baixos, mas a entidade salienta que existe um sistema de fixação administrativa de preços para as botijas de oito a vinte quilogramas, sendo 17,5 euros por botija de 12,5 quilogramas, menos dois euros do que deveria ser.

Esta situação está a provocar “um défice tarifário já reconhecido em cerca de 50 milhões de euros no final do 1º trimestre de 2014”.

 

França, tal como Portugal , tem um regime liberalizado e os preços divulgados têm mínimos de 20,5 euros, nos hipermercados, e 27,7 em locais d venda fora dos grandes centros. 

Populares