5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GESAMB investe 1,2M€ e inaugurou nova unidade de valorização orgânica em Évora!(c/fotos)

 

A GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, comemorou os seus 20 anos de existência e para assinalar a data  inaugurou esta terça-feira uma nova unidade de valorização orgânica, dedicada exclusivamente ao processamento de biorresíduos recolhidos seletivamente.

O momento foi assinalado pela Autarquia de Évora, presente na inauguração. A nova unidade, refere a Autarquia,  constitui um passo importante em prol da valorização dos resíduos orgânicos, uma aposta ganha pela GESAMB, a empresa intermunicipal que, em colaboração com os Municípios, assim vai desenvolvendo a sua atividade pioneira no campo da compostagem.

A Câmara Municipal de Évora realça ainda o trabalho conjunto que tem sido feito entre a GESAMB e a Câmara Municipal de Évora , com resultados reconhecidos nesta área: foram instaladas “ilhas de compostagem comunitárias”, foi implementada a recolha seletiva em unidades de grande produção de orgânicos, como restaurantes e hotéis, cantinas, hospitais e hotéis, para além de outros apoios ao aproveitamento de resíduos orgânicos, como a distribuição gratuita de compostores domésticos.

Para a Autarquia, por forma a dar continuidade a este trabalho, faltava  uma unidade adequada, com capacidade para transformar e valorizar o produto recolhido, completando assim o ciclo que culmina com o reaproveitamento do produto deste tipo de resíduos, tradicionalmente depositados em aterros.

A nova unidade de valorização orgânica, localizada nas instalações da GESAMB, representou um investimento de 1,2 milhões de euros cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, a que se juntou um investimento direto pela GESAMB de 200.000 € na cobertura de painéis fotovoltaicos.

Para o Município de Évora, trata-se de um  projeto que é uma peça fundamental da estratégia intermunicipal de biorresíduos, que articula a atuação da Gesamb em associação com os doze municípios constituintes deste sistema, num esforço conjugado de eliminação da deposição deste precioso recurso em aterro, e garantia da sua transformação num composto de elevada qualidade, já certificado e registado com marca: Re-Planta.

Na cerimónia de inauguração da nova unidade, a que se juntou a celebração do 20º aniversário da GESAMB, estiveram presentes representantes dos diversos Municípios integrantes deste sistema intermunicipal, ERSAR, CCDRA, entre outros. Carlos Pinto de Sá, na qualidade de Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal de Municípios do Alentejo Central, na intervenção que proferiu, felicitou a GESAMB e todos os seus trabalhadores pelo trabalho desenvolvido ao longo destes vinte anos. Aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para a necessidade urgente, por parte dos órgãos de decisão nacionais, de incrementar o apoio às regiões do interior, para que projetos deste género continuem a contribuir para o desenvolvimento regional, a par da proteção do ambiente e dos recursos naturais.

Fotos: Município de Évora

Populares