15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR de Évora tem “tecnologia de ponta” que permite acompanhar idosos à distância (c/som)

Dez idosos do distrito de Évora têm à disposição equipamentos tecnológicos que permitem à Guarda Nacional Republicana acompanhá-los à distância para colmatar situações de solidão, tendo sido disponibilizados quatro militares da GNR, dos destacamentos territoriais de Évora, Estremoz, Montemor e Reguengos de Monsaraz que atuam como cuidadores informais e utilizam equipamento tecnológico para aceder às mesmas funcionalidades.

À Rádio Campanário o Major Rogério Copeto explica que é “um projeto-piloto de dois meses e está a ser implantado no âmbito de um consórcio liderado pela Microsoft e que está a ser desenvolvido há 4 anos, e nesta fase do projeto foi necessário testar todos os equipamentos tecnológicos”.

Rogério Copeto diz que “este projeto tem como objetivo disponibilizar equipamentos de ponta aos idosos com o objetivo de minorar o isolamento e poderem melhorar a sua qualidade de vida”.

O Major realça que “a Microsoft escolheu a Guarda Nacional Republicana para implementar o projeto nesta fase de testes e o Comando Territorial de Évora foi escolhido para selecionar dez idosos do Programa Idosos em Segurança e no âmbito do que é o policiamento de proximidade junto desta população”.

“Os equipamentos já foram instalados e o projeto piloto está iniciado e os idosos selecionados tem dois kits de equipamentos”, refere.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/GNR%20Idosos%20Microsoft.MP3{/play}

Os idosos selecionados dispõem de um smartphone que permite contato telefónico, pedido de ajuda e envio de SMS, monitorização da atividade física, georreferenciação, navegador para encontrar caminho para casa e assistente de medicação. Os restantes seniores dispõem de dispositivos adicionais que permitem controlar o estado de saúde.

Os dispositivos tecnológicos adicionais disponibilizados ao segundo grupo incluem balança, medidor de tensão arterial e temperatura, uma banda peitoral de sensores e um agente pessoal virtual, que disponibiliza num tablet Windows, uma agenda, a troca de mensagens via correio eletrónico ou via redes sociais, videoconferência via Skype, partilha de fotos e um inquérito de avaliação da qualidade de vida, através de interface de fala e de toque.         

Populares