15.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Dezembro 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR Évora detém dois homens em flagrante por furto de pinhas em Vendas Novas

Comando Territorial do Évora, através do Posto Territorial de Vendas Novas, no passado dia 27 de fevereiro, deteve em flagrante dois homens de 29 e 59 anos por furto de pinhas, no concelho de Vendas Novas.

No âmbito de uma denúncia que uma propriedade estaria a ser alvo de furto de pinhas, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde surpreenderam em flagrante os suspeitos, que já tinham no interior de uma viatura sete sacas de pinhas, perfazendo um total de 157 quilos, os quais foram apreendidos, bem como todo o material utilizado na prática do ilícito. 

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo, segundo um comunicado enviado à nossa redação. 

A GNR relembra que o pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais. No entanto, a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

Populares