25.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR já recuperou mais de 10 toneladas de azeitona em Beja e deteve mais de 60 pessoas

O Comando Territorial de Beja, desde o dia 26 de junho e até à presente data, no âmbito da operação “Campo Seguro 2023”, tem realizado várias ações e intensificado o patrulhamento nas explorações agrícolas, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos, em todo o distrito de Beja.

Durante esta operação, ainda a decorrer, a GNR pretende estabelecer e potenciar os necessários contactos com os diversos olivicultores, associações e cooperativas agrícolas, relacionadas com o setor olivícola, de forma a potenciar a prevenção criminal e a reduzir o número de furtos de azeitona e de azeite, especialmente nesta campanha, pois estima-se que o valor da azeitona e do azeite atinjam máximos históricos, promovendo a realização de ações de sensibilização e divulgação de medidas de autoproteção e segurança contra os furtos que possam vir a ocorrer.

Entre o dia 26 de junho e o dia 4 de dezembro de 2023, foram realizadas 199 ações de sensibilização, tendo sido sensibilizadas 595 pessoas e empenhados 376 militares.

Até ao dia 4 de dezembro, estão contabilizadas 128 ocorrências relacionadas com produtos agrícolas, tendo resultado na detenção de 62 pessoas e na identificação de 67 suspeitos, tendo sido recuperadas mais de 10 toneladas de azeitona.

Para garantir que as diversas campanhas agrícolas decorrem em segurança, a GNR desenvolve este tipo de ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, Territorial, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal. Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, são ainda efetuadas ações de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil.

A Guarda encontra-se a realizar a operação “Campo Seguro 2023”, desde o dia 26 de junho de 2023 e até ao dia 31 de dezembro de 2023, tendo como objetivo a intensificação do patrulhamento, fiscalização e sensibilização, nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, com o intuito de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Dentro desta operação, a Guarda privilegia fenómenos criminais que estão associados às regiões demográficas do nosso país e às épocas de colheita, como é o caso da castanha, com maior incidência na zona Norte (Bragança), a azeitona na região do Alentejo ou a alfarroba na zona sul.

Relativamente ao furto de azeitona, a GNR aconselha:

  • Evite deixar utensílios da apanha de azeitona, assim como a azeitona colhida no olival, durante o período noturno, sem segurança;
  • Informe a Guarda de qualquer movimento de pessoas ou viaturas suspeitas na proximidade dos olivais e lagares;
  • Partilhe estes conselhos de segurança com os olivicultores vizinhos.

Populares