13.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR realizou 1420 ações de apoio aos peregrinos que se deslocaram a Fátima

GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 4 e 14 de maio, realizou a operação “Peregrinação Segura 2023” onde implementou um dispositivo policial adequado, intensificando as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, para garantir a segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar segurança rodoviária e fluidez do trânsito, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos e prevenir a atividade criminal, através do reforço do policiamento no Santuário e zonas envolventes.

Durante toda a operação foram realizadas 1420 ações, sendo 535 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento no âmbito de policiamento geral.

No que toca ao trânsito, foram fiscalizados 6054 condutores, foram levantados 599 autos de contraordenação relativos ao Código da Estrada, registadas 107 infrações por excesso de velocidade e foram detidas sete pessoas por condução sob efeito de álcool.

No decorrer desta operação, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal. Estiveram ainda em reforço, meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos. Estiveram ainda empenhados da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV).

Como apoio aos peregrinos internacionais, a Guarda manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrol e contou com a colaboração da Guardia Civil.

A GNR registou ainda, como ocorrências mais significativas, 20 voos de drones não autorizados e cinco pilotos identificados, 17  pessoas perdidas e posteriormente localizadas, 11 extravio de documentos, 10 extravios de carteiras e nove recuperadas e um falso mendigo identificado.

Neste evento que contou com a presença de cerca de 450 mil pessoas (de acordo com os dados do Santuário de Fátima), a GNR agradece a todos os peregrinos e visitantes de Fátima, pelo cumprimento das regras de segurança implementadas, salientando que o balanço desta operação é muito positivo, sem incidentes de relevo a registar.

 

Populares