6.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo anuncia novas medidas para enfrentar a seca no Alentejo e Algarve

A seca intensificou-se na região sul, de acordo com o boletim climatológico de dezembro de 2023, verificando um agravamento na região do Algarve e Baixo Alentejo, tal como a Rádio Campanário já tinha noticiado.

Tendo em conta esta situação, a Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca reuniu , no sentido de determinar mdiadas que possam podenciar uma redução no consumo de água, por forma a garantir que este bem essencial, mas cada vez mais escasso, não falta nas regiões onde a preocupação é maior.

A Comissão entendeu que, se nada fosse feito, no final do ano existia o risco de não haver água para assegurar o abastecimento público.

Assim, e de acordo com os dados revelados pelo Governo, no que diz respeito à região do Alentejo, foi adjudicada a ligação a Alqueva da barragem do Monte da Rocha. As obras deverão avançar no primeiro trimestre deste ano, num investimento de 28 milhões de euros.

A Barragem do Monte da Rocha apresentava, no último dia de dezembro de 2023, uma capacidade de armazenagem de água abaixo dos 10%(7,9%). Situada no concelho de Ourique, a albufeira do Monte da Rocha serve o abastecimento público neste município nos de Almodôvar e Castro Verde, assim como parte dos de Mértola e Odemira, todos no distrito de Beja.

A ligação a Alqueva afigura-se assim como essencial para garantir água nesta Barragem que há meses apresenta uma capacidade de armazenagem de água muito baixa.

No que diz respeito ao Algarve, as medidas a aplicar vão no sentido da redução em 15% do consumo urbano e 25% no consumo agrícola, estando ainda previstas medidas para o setor do turismo da região algarvia, onde a intensidade da seca é ainda mais grave.

Recorde-se que a 31 de dezembro 38 % do território estava em seca meteorológica, 21.4 % na classe de seca fraca e 16.2 % na classe de seca moderada.

Populares