15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo desafia municípios a criarem tarifários inteligentes para que quem consome mais água pague mais!

Tal como a Rádio Campanário já noticiou, os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro,  e da Agricultura , Maria do Céu Antunes, adiantaram esta sexta-feira que o sul do país está em seca extrema e severa, e no final de uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca  anunciaram que se mantém as medidas para poupar água.

Para a Região do Alentejo, os Governantes anunciaram ainda a suspensão de novas estufas no sudoeste alentejano e  foram tomadas ou mantidas medidas para a região sul, Alentejo e Algarve, uma delas a de, na zona do Mira, interditar novas instalações de culturas permanentes e de “estufas e afins”.

Duiarte Cordeiro, Ministro do Ambiente deixou aind auma recomendação para os Municípios que têm menos água ou onde a situação é mais preocupante.

Segundo o Governante, e de acordo com a informação avançada pelo jornal de Negócios,  é necessário que estes Municípios criem taxas turísticas, cujas receitas revertam para a sustentabilidade ambiental dos territórios referindo Recomendamos para os territórios com mais pressão, que os municípios desenvolvam taxas que possam reverter para a sustentabilidade ambiental dos territórios, como investimento em água, conservação da natureza ou gestão de resíduos”.

Na opinião do Ministro, estes Municípios devem criar tarifários inteligentes por forma a que exista equidade na hora do pagamento e para que quem consome mais água , pague mais.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referentes a 15 de abril, 18,6% do país está já em seca severa e que 10,1% encontra-se em seca extrema e ser+á este Instituto que irá avaliar se há condições para decretar a situação de seca extrema e severa em determinados locais, o que permitirá apoios aos agricultores.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios

Populares