21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo prepara concurso para atribuir potência da antiga central a carvão em Sines

O Governo prepara-se para lançar um leilão para atribuir a potência da ligação da antiga central a carvão da EDP em Sines.

De acordo com a notícia vançada pelo Jornal Económico, o objetivo é atribuir esta potência à produção de energias renováveis na zona de Sines.

De acordo com o ministério do Ambiente e da Ação Climática e segundo a mesma fonte avança “Da potência disponível em Sines, associada à antiga central termoelétrica a carvão, encontram-se reservados 800 MW destinados à promoção do uso local de energias renováveis, a qual é utilizada nos termos a definir por portaria do membro do Governo responsável pela área da energia. Neste âmbito, encontra-se em definição os termos do procedimento concorrencial a lançar” acrescentando ainda que “a potência remanescente foi reafetada às zonas de rede do Alentejo e Algarve”.

O Ministério adianta ainda que na sequ~encia do o encerramento da Central Termoelétrica a Carvão de Sines, “a Licença de Produção associada foi extinta, pelo que a EDP não detém atualmente quaisquer direitos associados ao ponto de ligação da antiga Central a Carvão, nem posição preferencial num eventual procedimento concorrencial”.

Há vários projetos para aquela zona já com pedidos de avaliação de impacte ambiental submetidos, nomeadamente central fotovoltaica do Cercal (223 MVA), central de Santiago do Cacém (1.200 MWp) e central eólica Morgavel (49 MW), ascendendo a quase 1,5 gigawatts.

Leia a notícia completa em Jornal Económico

Populares