15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo reforça investimento nos hospitais do Alentejo Central e quer desenvolver a hospitalização domiciliária

O Governo tem como objetivo rever o modelo de financiamento dos hospitais e reforçar a sua autonomia de gestão ao nível da contratação de profissionais de saúde, segundo prevê o Programa do executivo de António Costa.

Os investimentos na melhoria do Serviço Nacional de Saúde, apresentados no programa do Governo passam pela “construção de novos hospitais, recuperação de diferentes unidades e serviços hospitalares, obras de eficiência energética e de equipamento em múltiplas unidades hospitalares;”

O documento refere ainda que o objetivo é “melhorar o acesso e a eficiência dos hospitais públicos”, que, segundo o Governo, “continuam a ser a maior e melhor resposta para o tratamento de problemas de saúde graves e de elevada complexidade”.

Para que isso seja feito, o ministério da Saúde vai rever o modelo de financiamento dos hospitais, “tendo em conta os cuidados prestados e a população de referência”.

Entre outras medidas, o documento prevê ainda a contratação de profissionais de saúde, “com maior responsabilização e avaliação da satisfação pelos utentes e profissionais”, a revisão das redes de referenciação hospitalar, recursos humanos e infraestruturas,e a revisão do modelo de organização e funcionamento dos serviços de urgência.

Está ainda prevista a construção das novas unidades hospitalares do Central do Alentejo, de Lisboa Oriental, do Seixal, de Sintra, do Central do Algarve e a maternidade de Coimbra.

“Apesar dos mecanismos de incentivo à realização de atividade adicional dentro do SNS e dos mecanismos de contratualização com os setores privado e social para os casos em que os tempos de espera não são adequados à situação clínica dos utentes, o sistema público ainda revela fragilidades”, apontou o Governo.

Consulte aqui o documento 

Populares