29.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Grande Varanda de Alqueva”será a nova atração do Maior lago Artifical da Europa “já este verão” diz Pres. Da EDIA(c/som)

2024 vai ser um ano com grandes investimentos em Alqueva. De acordo com o Presidente da EDIA, empresa que gere a Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, os projetos passam por várias áreas, nomeadamente obras de expansão, como chegar ás áreas de Reguengos, Vidigueira, Moura e Messejana com ligação ao Monte da Rocha.

Para além dos projetos de expansão, estão ainda projetadas “muitas obras de ampliação da capacidade de bombagem das nossas estações elevatórias, desde os Álamos , entre outras, quer na rede primária quer na secundária.”

José Pedro Salema sublinhou ainda “os importantes projetos na fotovoltaica, através de nove estações fotovoltaicas, cinco em água e 4 em terra para começarem no final do primeiro trimestre” especificando ainda que está em curso um grande concurso fotovoltaico flutuante “com cerca de 452mega watts e que se encontra a meio do seu processo de desenvolvimento” garantindo que as obras irão começar em 2024.

Sobre estes projetos o Presidente da EDIA frisa “caminha no sentido da independência energética é uma pedra de toque da EDIA.”

Ainda para 2024 está prevista a abertura do “centro Alqueva, um espaço de interpretação, acolhimento de visitantes junto à Barragem de Alqueva, com um grande miradouro podendo apelidar-se da grande Varanda de Alqueva” estando prevista a sua abertura para o verão de 2024.

Todos estes projetos representam “um investimento superior acima dos 100 milhões de euros” concluiu o responsável.

Populares