24.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grândola celebra Abril com concerto de Ana Moura e homenagem a Chico Buarque

A fadista Ana Moura, que dispensa apresentações, é a grande aposta para a Festa da Liberdade que decorre no centro da Vila Morena, na noite de 24 de abril. O concerto com a artista mais nomeada na 5.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, está agendado para as 22h30 junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso.

O segundo concerto da noite está a cargo de Cassapo e o melhor do rock português. Quando forem 00h30 o Jardim 1º de Maio é palco para um espetáculo de tributo aos nomes que fizeram história no panorama do rock nacional. São 120 minutos dedicados à música de José Afonso, Heróis do Mar, Taxi, António Variações, Xutos e Pontapés, Peste e Sida ou Carlos Paião.

A Festa da Liberdade começa às 20h15 com animação de rua com DIXIT, a tradicional Corrida da Liberdade, a arruada da banda da SMFOG e o espetáculo de fogo-de- artifício piromusical às 00h20.

Na Biblioteca e Arquivo são inauguradas dia 22 de abril, pelas 16h00, duas grandes exposições dedicadas a um dos nomes maiores da cultura mundial e vencedor do Prémio Camões 2019.

“Quem te viu e quem te vê” apresenta as caricaturas originais vencedores do concurso nacional de caricaturas de Chico Buarque promovido em 2016 pelo Instituto Memória Musical Brasileira com curadoria de Zé Roberto Graúna e Chico Buarque: O que me é de direito uma exposição constituída por uma seleção de poemas representativos do universo de personagens criadas por Chico Buarque.

No dia 25 de Abril, o Cine Granadeiro recebe, às 21h00, a estreia do Tributo a Chico Buarque: “Quem te viu e quem te vê” um projeto constituído pelos músicos brasileiros Marcus Lima na voz e violão, Thais Motta na voz, Cristovão Bastos nos arranjos e piano, João Lyra no Violão, Dudo Oliveira nos sopros, Bororó no baixo e Marcus Thadeu na Bateria e percussões.

O espetáculo realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira com direção artística de João Carino apresenta um repertório dedicado à obra inigualável de Chico. Temas como “Cálice”, “O que Será”, “Gota d’água” ou “Olhos nos Olhos” vão ser tocados com arranjos e direção musical do premiado maestro Cristovão Bastos.

A manhã do dia 25 de Abril está reservada às cerimónias protocolares do Hastear da Bandeira e Sessão Comemorativa da Revolução dos Cravos que se realizam nos Paços do Concelho. À tarde a festa volta ao Jardim 1º de maio com a atuação de grupos locais.

A programação do 49ª aniversário do 25 de abril decorre de 1 a 30 de abril e inclui um vasto e diversificado conjunto de iniciativas promovidas pelo Município de Grândola em articulação com as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo.

Para consultar o programa completo das Comemorações do 25 de abril aceda a: https://www.cm-grandola.pt/noticia-73/grandola-celebra-abril-com-concerto-de-ana-moura-e-homenagem-a-chico-buarque

Populares