3.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 1, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grândola cumpre-se a tradição: Lagoa de Melides liga-se ao mar! Veja as fotos!

CM Grândola

A tradição cumpriu-se e teve lugar o rompimento da barra arenosa que liga a Lagoa de Melides ao mar.
A vulgarmente designada abertura da lagoa ao mar, que acontece anualmente, é um processo de grande importância para a estabilidade da lagoa, bem como para as atividades que junto a esta se desenvolvem ou dela dependem.
A atividade realizou-se no último dia de março.

Recorde-se que este procedimento tem vantagens ambientais bastante relevantes, que passam pela renovação de uma grande massa de água, e a consequente descarga de substâncias acumuladas que, eventualmente poderiam estar a condicionar a qualidade da água, dá-se também a recarga e renovação do espelho de água com novos nutrientes. Do mesmo modo, também se promove a entrada de novos elementos da população piscícola e assim um rejuvenescimento das populações.

A abertura da lagoa ao mar é um processo de grande importância para a estabilidade da lagoa, bem como para as atividades que junto a esta se desenvolvem ou dela dependem.

Poderão ocorrer ligeiras alterações ao planeado, em função dos condicionantes climatéricos e estado do mar, de acordo com informações da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo.

Veja as imagens!
Fotos – CM Grândola

Populares