13.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Junho 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Há 154 anos a honrar a música e a cultura: Filarmónica Calipolense “está viva e com esperança de crescer “! diz Pres. da SFUC(c/fotos e som)

A sociedade Filarmónica União Calipolense celebra hoje 154 anos de vida, um marco na história da música em Vila Viçosa. Fundada a 24 de Maio de 1870, esta banda tem ao longo dos anos levado o nome da sua terra por este país fora, resistindo aos dias menos com determinação para continuar a honrar a tradição da música em Vila Viçosa.

Para assinalar a data, a Sociedade Filarmónica União calipolense realizou na tarde desta sexta-feira, nas instalações da Sociedade, um concerto musical.

Ana Piçarra Rego, Presidente da SFUC, em declarações à Rádio Campanário , a propósito deste aniversário referiu-nos “o aniversário é sempre uma data importante para nós e chegar a esta idade, é para nós um grande orgulho ” lamentando contudo todas as dificuldades que têm existido ao longo dos anos.

A Sociedade Filarmónica, explica a sua presidente , “vive de apoios e precisa muito deles; infelizmente não são os que precisávamos para a Banda poder crescer”, ainda assim destaca a resiliência e determinação da associação que permitiram que ao longo dos anos , esta banda centenária , se tenha mantido no ativo.

No que diz respeito às dificuldades existentes no momento, Ana Piçarra Rego realça a “falta de músicos” frisando “a Banda tem poucos elementos ” evidenciando contudo que a escola de Música está a funcionar em pleno, com cerca de 24 alunos, o que lhes permite ter a esperança de que estes, ao longo do tempo, venham a integrar a Banda.

Apesar das necessidades, a Presidente da SFUC garante “o nosso objetivo é manter viva a nossa Banda Filarmónica; olhamos para o futuro com a expetativa de que a banda possa crescer .”

As comemorações dos 154 anos integram ainda um concerto pela Banda Sinfónica da PSP, a realizar no próximo domingo, na Igreja dos Agostinhos, pelas 16 horas.

Populares