Está concluída a fase de avaliação de mérito das candidaturas e a seleção das quatro Redes Cidades Circulares, que irão envolver os municípios e as suas comunidades no diagnóstico prospetivo e no planeamento da ação para a transição para uma economia circular nos seus territórios.
De acordo com a informação avançada na página oficial da iniciativa, os interlocutores das 16 candidaturas elegíveis foram notificados, no dia 25/06/2021, do projeto de decisão e da respetiva fundamentação, para, querendo, se pronunciarem sobre o mesmo, conforme estipulado no artigo 27.º do Regulamento, aplicando-se os termos do procedimento legal de audiência prévia dos interessados. Terminou no dia 19/07/2021 o prazo para a receção das pronúncias em sede de audiência prévia dos interessados.
O Organismo Externo de Avaliação – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – analisou os argumentos aduzidos pelas redes candidatas no âmbito das suas pronúncias. Com base nesta análise, o Secretariado Técnico da InC2 elaborou os relatórios finais de avaliação das candidaturas que fundamentaram a decisão tomada pela Autoridade de Gestão da InC2, notificada no dia 22/07/2021, de seleção das seguintes quatro redes:
• R2CS – Rede para a construção circular e sustentável | tema ‘Urbanismo e Construção’: Gaiurb Urbanismo e Habitação E.M. (líder) e municípios de Mangualde, Mértola, Oliveira de Frades, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Ribeira Brava, Valongo;
• CircularNet – Plataforma para a circularidade: Comunidade, Empresas e Ambiente natural | tema ‘Economia Urbana para a Circularidade’: Municípios de Figueira da Foz (líder), Arcos de Valdevez, Guarda, Monforte, Moura, Praia da Vitória, Tavira, Vila Nova de Famalicão;
• RURBAN Link – Ligações Circulares entre áreas urbanas e rurais | tema ‘Relações Urbano-Rurais’: Municípios do Fundão (líder), Bragança, Câmara de Lobos, Guimarães, Penela, Reguengos de Monsaraz, Ribeira Grande e Lisboa E-Nova – Agência de Energia-Ambiente de Lisboa;.
• CApt2 (Circularidade da Água – por todos e para todos | tema ‘Ciclo Urbano da Água’: Laboratório da Paisagem de Guimarães (líder) e municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades, Ponte de Sor.
Ana Rocha