15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Homem suspeito de agressões graves detido pelo Posto de Guarda de Fronteiras de Elvas

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Posto de Guarda de Fronteiras de Elvas, no dia 15 de maio, realizou diligências de cooperação policial que permitiram que as autoridades espanholas detivessem, um homem de 54 anos, por ofensas à integridade física grave, em território Espanhol.

Em nota divulgada hoje pela GNR, esta força de segurança dá conta quenNa sequência de uma denúncia comunicada à Guarda Civil, dando conta que um homem teria sido agredido, com recurso a uma arma branca na Ponte da Ajuda, na fronteira terrestre, entre Elvas e Olivença (Espanha) com um suspeito em fuga, foi comunicado ao Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) do Caya. De imediato, os militares da GNR realizaram diligências policiais de recolha e partilha de informação, em colaboração com as autoridades portuguesas e espanholas presentes no Centro que permitiram apurar que a vítima encontrava-se em Unidade Hospitalar em Portugal. No decorrer da ação e através da cooperação policial, foi possível localizar o suspeito em território espanhol, que acabou detido pela Guarda Civil, tendo sido presente às Autoridades Judiciais espanholas, para aplicação de medidas de coação.

A ação contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Civil, presentes no CCPA do Caya.

A situação em causa demonstra uma clara e objetiva cooperação policial transfronteiriça entre Forças de Segurança de Portugal e o Reino de Espanha.

O CCPA do Caya constituído desde 19 de novembro de 2005 e localizado em território Espanhol (Badajoz) tem sido um Centro de Cooperação Policial fundamental na troca e cooperação entre Forças de Segurança entre Portugal e o Reino de Espanha, com reconhecida reputação internacional, tendo sido recentemente restruturada a organização da Guarda, na sequência da transferência de competências e atribuições do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para a GNR.

Populares