21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hortinhas: Festival Dionísio Bandalhinho visa “promover as tradições”, diz José Maneiras (c/som e fotos)

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 7 e 8 de outubro, o 9º Festival Dionísio Bandalhinho, em Hortinhas (Alandroal), organizado pela Associação Núcleo de Cultura e Formação de Hortinhas, com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal.

Em declarações à Rádio Campanário, José Maneiras, responsável pela organização do evento, afirmou tratar-se de um evento que visa “promover a música, as tradições”, homenageando Dionísio Bandalhinho, acordeonista local.

O homenageado, afirma, “sem saber uma letra, conseguia fazer música”. Visando sempre honrar a sua memória e manter vivas as tradições, foi criado o Grupo Trigão no Relheiro, que procede à recolha de tradições musicais locais e regionais, contando com a participação de jovens que aprendem a tocar instrumentos, como o acordeão. “Não e fácil manter a juventude nas tradições”, declara.

Nesta edição, o programa musical do festival não se prende apenas com “grupos e ranchos folclóricos de musica tradicional”, avança, tendo no cartaz um grupo de musica pop, direcionado ao público mais jovem.

José Maneiras avança ainda tratar-se de um evento que, envolvendo “as pessoas da aldeia”, para além da música promove a sua gastronomia, os produtos regionais e o artesanato.

Na tarde de sábado, o espetáculo musical foi iniciado pelo Grupo de Cantares de Vendas Novas, seguindo-se a atuação de acordeonistas da região, tendo seguido pelo início da noite com os grupos de cantares de Corroios e de Cabeço de Vide.

 

 

{gallery}hortinhas_festival{/gallery}

Populares